Publicidade

 

O diretor de SEGUNDOS PARA VENCER – José Alvarenga e Roberta Richard

A terceira edição da Mostra de Cinema ChinaBrasil desembarca na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 30 de agosto, celebrando os 50 anos de relações diplomáticas entre China e Brasil. O evento, que se consolida como um importante intercâmbio cultural, traz ao público carioca a oportunidade de conferir 14 filmes, sete chineses e sete brasileiros, todos com entrada franca. O empresário chinês Arthur Chen, que mora no Brasil há mais de três décadas, é o patrocinador dessa iniciativa que busca fortalecer os laços culturais entre as duas nações.

Entre as produções chinesas, destaca-se “Chang’An”, uma animação premiada e de sucesso de bilheteria, além de “Pai Acadêmico”, um drama aclamado em festivais internacionais. Filmes como “Menina pequena como um girassol”, “Lâmina Errante” e “Noites e Dias na Ilha de Man” também prometem atrair o interesse do público, oferecendo uma rica diversidade de temas e narrativas do cinema chinês contemporâneo.

A programação brasileira não fica atrás, trazendo filmes como “Pixinguinha – Um Homem Carinhoso”, uma biografia que homenageia um dos pilares da música popular brasileira, e “Nosso Sonho”, que retrata a trajetória dos icônicos Claudinho e Buchecha. Outras produções, como “O Amor Dá Voltas” e o curta “Macaléia”, completam a lista, reforçando a diversidade e a qualidade do cinema nacional.

Para Arthur Chen, a realização desta Mostra é motivo de celebração. “Temos um público curioso pelas produções chinesas e que quer rever os filmes brasileiros. E por isso é muito gratificante realizar essa mostra. China e Brasil são parceiros na área de comércio exterior e queremos incentivar esse intercâmbio também nas áreas cultural e de turismo”, afirma. Além das exibições, a Mostra prestará homenagem às produções dos dois países, com representantes dos filmes recebendo o prêmio Arara Azul, em reconhecimento à sua relevância cultural.

GLMRM mostra alguns cliques de quem passou pela abertura no dia 26:

Essa iniciativa não só promove o acesso gratuito a obras de qualidade, como também reforça a importância da troca cultural entre duas potências globais. A programação detalhada do evento pode ser conferida no Instagram da Produtora Cultura Bridge.

 

Fotos: Cristina Granato

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter