Publicidade

“Folclore Urbano” narra a vida de um personagem que nasce, cresce e envelhece em São Paulo, passando por tudo o que rege a experiência urbana

Renata Fonseca e Mônica Costa

Artista urbano de São Paulo que possui estilo único e inconfundível, principalmente por ter como marca registrada em suas criações a figura de um palhaço que ficou famoso na televisão brasileira nos anos 1980 conhecido como Bozo, Sergio Free apresenta para essa exposição, 12 telas e uma escultura. Sob curadoria de Luiza Testa, e gratuita, a mostra fica em cartaz na MITS Galeria até 24 de dezembro.

“Como qualquer história, é um registro do tempo: as varandas e portas, antigos espaços de sociabilidade, dão lugar às novas interações digitais. Nos brinquedos, janelas quebradas, balões, placas, desenhos improvisados em muros e calçadas desgastadas está um tipo de afeto silencioso que só a rua compreende”, conta a curadora.

Contudo, vale ressaltar que entre as obras que compõem essa mostra, além do palhaço, outros elementos se destacam em suas criações: a sombra e o pixo, que apelam ao espectador desvendar tal personagem folclórico, como explica Luiza. “Folclore é o conjunto de crenças, hábitos e tradições de uma comunidade, e tem origem no inglês folklore, que significa o conhecimento de uma população. O palhaço é, sem dúvidas, um personagem que conhece e encarna seu povo. A sombra é uma forma de humanizar o palhaço, que, mesmo fantasiado, vive, ama, sonha; ora a sombra revela seu desejo, ora projeta seu futuro entrelaçado.” 

GLMRM mostra alguns cliques:

 

Fotos: Leda Abuhab

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter