Por mais que no começo do ano a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tenha causado um certo tipo de revolta ao revelar a lista de indicados e contrariado os pequenos avanços dos dois últimos anos ao não indicar nenhuma mulher na categoria de Melhor Direção, é possível dizer que foram as mulheres, mais uma vez, que entregaram tudo na Cerimônia do Oscar, que aconteceu em Los Angeles neste domingo (12).
Dentre os destaques da noite mais cobiçada do cinema, destacamos o discurso poderoso de Michelle Yeoh (primeira mulher asiática a levar a estatueta de Melhor Atriz), Jamie Lee Curtis ganhando o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pela primeira vez, Rihanna soltando a voz como ninguém ao cantar “Lift Me Up” e Lady Gaga aparecendo de surpresa e emocionando a todos com sua apresentação. GLMRM conta como foi.
1. O discurso de Michelle Yeoh
Michelle Yeoh fez história ao ser a primeira mulher asiática a ganhar o Oscar de Melhor Atriz por seu papel em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Natural da Malásia, ela apresentou um discurso emocionante ao receber a estatueta mais cobiçada do cinema e estava concorrendo com Ana de Armas (“Blonde”), Andrea Riseborough (“To Leslie”), Cate Blanchett (“Tár”) e Michelle Williams (“Os Fabelmans”).
Aos 60 anos de idade, Yeoh destacou em seu discurso como a conquista do prêmio se torna uma porta de esperança para que outros asiáticos também consigam chegar ao topo, além de criticar o etarismo.
“Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo e estão assistindo a essa noite, isso é um símbolo de esperança e de possibilidades. Os sonhos sonham alto, e os sonhos se tornam realidade. E senhoras, não deixem ninguém dizer que vocês passaram do seu auge”.
2. Jamie Lee Curtis e seu primeiro Oscar
Outro momento marcante na cerimônia deste domingo foi Jamie Lee Curtis levantando, pela primeira vez, a estatueta do Oscar. Aos 64 anos, a atriz venceu a categoria Melhor Atriz Coadjuvante com seu desempenho em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Em seu discurso, Jamie ressaltou a importância do trabalho em equipe e relembrou os pais que também já foram indicados ao prêmio.
“Eu sei que parece que eu estou aqui em pé sozinha, mas não estou. Estou com centenas de pessoas, com todos os artistas que fizeram este filme. À minha equipe dos sonhos: nós acabamos de ganhar um Oscar. À minha família, ao meu marido Christopher Guest, às nossas filhas Anny e Ruby, e a à minha irmã Kelly: nós acabamos de ganhar um Oscar. À todas as pessoas que me apoiaram nos filmes de diversos gêneros que fiz por todo esse tempo e aos milhares, centenas, dezenas de pessoas: nós acabamos de ganhar um Oscar. E, aos meus pais que foram nomeados ao Oscar em diferentes categorias: eu acabei de ganhar um Oscar”, disse emocionada.
3. Rihanna soltando a voz
Rihanna voltou aos palcos neste domingo (12) com sua apresentação especial durante a cerimônia após fazer um show emblemático no intervalo do Super Bowl no mês passado. Pela primeira vez, Riri cantou “Lift Me Up” ao vivo, gravada para o filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”.
A música estava concorrendo na categoria de Melhor Canção Original que premia os compositores. Na faixa, Rihanna é uma das autoras da faixa ao lado de Ryan Coogler, Ludwig Göransson e Temilade Openiyi. Ela usava um look que mesclou o preto com partes transparentes, deixando em evidência a barriga de gravidinha, já que está esperando seu segundo filho.
4. Lady Gaga aparece de surpresa
Ela não ia ficar de fora! Lady Gaga apareceu no palco do Oscar na noite deste domingo (12) surpreendendo a todos após confirmar que por conflitos de agenda não conseguiria se apresentar na cerimônia, já que está gravando a continuação do filme “Coringa”,
Em sua performance surpresa de “Hold My Hand”, música indicada como Melhor Canção Original do filme “Top Gun: Maverick”, ela apareceu usando uma camiseta básica preta e jeans rasgados. Sentada em um banquinho, a cantora fez um breve discurso sobre a composição e a importância de ser seu próprio herói.
A cantora optou por uma apresentação intimista que surpreendeu a todos pela simplicidade e potência vocal. Ela ainda afirmou que sua performance foi um mero improviso e, no final, fez uma homenagem a Tony Scott, falecido diretor de “Top Gun”. O público, emocionado, fez questão de aplaudi-la de pé.