Publicidade
Marcelo D2 e Luiza Machado – IBORU – Foto: Caiano Midam

Marcelo D2, em parceria com Luiza Machado, inaugura o Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU, localizado no centro histórico do Rio de Janeiro, aberto de 25 de janeiro a 22 de março. Este projeto representa um avanço do novo samba tradicional, movimento criado por Marcelo D2, que já impactou o cenário cultural em 2023 com a Ocupação IBORU, recebendo mais de 120 mil visitantes.

O espaço tem como destaque a exposição “Linhagem Suburbana”, do fotógrafo Wilmore Oliveira (Youknowmyface), com curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado. A exposição, que marca a inauguração do projeto, apresenta 22 fotografias de rua, oferecendo um olhar único e potente sobre o cotidiano do subúrbio carioca.

Linhagem Suburbana – foto Wilmore Oliveira

Em contraste com a Ocupação IBORU, que integrou arte, moda, educação, tecnologia e comportamento, o Centro de Pesquisa Avançada mantém essa abordagem multifacetada, concentrando-se, sobretudo, na musicalidade de Marcelo D2 em 2024. Em 2024, o artista busca destacar a música, refletindo sua contínua busca por experimentações sonoras e compartilhamento do processo criativo. O espaço abrigará eventos como ensaios abertos de Marcelo D2 com convidados especiais, lançamentos de livros, oficinas e debates.

Assim, o Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU representa uma evolução na trajetória inovadora de Marcelo D2, proporcionando um ambiente dedicado à música e diversas formas de expressão artística, promovendo a continuidade do movimento do novo samba tradicional no cenário cultural brasileiro.

Linhagem Suburbana – foto Wilmore Oliveira

Por Marcelo D2, o texto introdutório da exposição:

“Talvez seja isso que nos aproximou tanto, a gente sabe muito bem (muito bem mesmo) o que é ser um suburbano. Temos orgulho disso, claro, mas mais do que isso a gente sabe os códigos, a conduta, o olhar e o que isso impacta nas nossas vidas.

Conheci o Wil (Youknowmyface) trabalhando e em poucas palavras nos entendemos. Eu sei que ele cresceu me ouvindo e nas primeiras fotos que vi dele sabia que ele tinha o mesmo olhar que eu tenho sobre a Zona Norte do Rio. Quanto mais a gente viajava o mundo juntos, mais eu sentia que sim, nós somos de uma linhagem suburbana, uma espécie de dinastia que aprendeu a amar a cadeira no portão, o calote no ônibus, a média com pão na chapa.

Dividimos essa exposição em três atos:

  • Vivências – o olhar sobre esse subúrbio, não só o do Rio mas do mundo todo.
  • Como é ser um jovem suburbano – eu percebi que o Wil se conecta muito com esses jovens, suas vontades e necessidades e achei imprescindível trazer isso para a exposição.
  • Cenografia de subúrbio – imagens icônicas que compõem esse universo.

“Então, senhoras e senhores, a Pupila Dilatada traz até vocês YOUKNOWMYFACE encontra IBORU, o subúrbio do Rio de Janeiro pelo mundo.”

Quem é  Youknowmyface?

foto Wilmore Oliveira

Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, é um fotógrafo autodidata de 35 anos nascido e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O desejo da adolescência em ser um fotojornalista reflete hoje em imagens que captam a simplicidade do cotidiano, revelando de forma empática detalhes emocionais que passam despercebidos ao olhar comum. Seu acervo manifesta suas experiências de vida – um garoto do subúrbio extremamente sensível às nuances do seu entorno e que tem prazer em contar histórias através da fotografia.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter