Mais um golpista ataca a alta sociedade novaiorquina: Kyle Deschanel, ou melhor Aryeh Dedelson, infiltrou-se e enganou dezenas de pessoas na cidade. Ele fingia ser parente do ex-presidente francês Paul Eugène Louis Deschanel, mas também se passou por descendente da família Rothschild, ou ainda de judeus da Ashkenazi.
Tudo dependia de quem estivesse ouvindo suas histórias. Para alguns, Dedelson gabava-se de suas conexões com o governo da Arábia Saudita e, para outros, afirmava ser amigo de celebridades como Leonardo DiCaprio e Amber Heard.
Quem é ele?
Na verdade, Aryeh Dedelson não é nada disso, mas sim um rabino de 35 anos, recém divorciado e com um filho. As falcatruas do golpista foram descobertas quando uma mulher que foi a um encontro com ele decidiu contar tudo em vídeos no TikTok. “Recentemente, descobri que um cara com quem estava saindo levava uma vida dupla. Ele tinha uma identidade falsa, tinha um nome falso, história falsa e, aparentemente, uma mulher e filho bem reais. E ele não deu golpe apenas em mim, foi malandro com todo o centro da cidade de Nova York”, disse Eva Evans em um vídeo publicado na rede social. O depoimento viralizou e não demorou para que outras vítimas aparecessem contando suas histórias.
Além de enganar mulheres em apps de namoro, Dedelson apresentava-se como filantropo e pedia doações para supostos eventos beneficentes.
Desde que foi desmascarado, o rabino trancou suas contas em redes sociais e… sumiu!
Outros golpistas
Não é a primeira vez que a high society de Nova York é ludibriada por um golpista. A russa Anna Sorokin chegou aos Estados Unidos com 16 anos e se apresentou como herdeira alemã, conhecida como Anna Delvey. Passou a viver uma vida de luxo às custas dos outros, viajando de graça para outros países e pegando crédito nos bancos, além de viver meses nos mais luxuosos hotéis de Manhattan sem pagar a conta.
Ela documentava toda a vida fake no Instagram e tinha o sonho de abrir um centro de artes plásticas no histórico Chruch Missions Houce, chamado “Anna Delvey Foundation”. A golpista russa foi presa e ganhou um série na Netflix sobre sua vida.
Outro trapaceiro que ficou famoso foi Simon Leviev, que também foi tema de documentário na Netflix. Leviev contava mentiras para várias mulheres nas redes sociais de encontros a fim de roubá-las, sempre fingindo ser multimilionário, a ponto de embolsar quase US$ 10 milhões de suas vítimas. E, apesar de tudo, é visto hoje mais como celebridade do que criminoso. Inclusive, já conta com quase 170 mil seguidores no TikTok.
Será que o próximo documentário será sobre Aryeh Dedelson?
O GOLPE TA TAÍ…
Inventando Anna – 9 episódios – Netflix
O Golpista do Tinder – 1h54min – Netflix
Fiquem atentos, hein?