Com apenas 20 anos, idade que completou no fim de setembro, Jenna Ortega é uma das maiores estrelas de Hollywood nesse momento. É que nessa nova era do showbiz dos Estados Unidos, que dita as regras para o segmento no resto do mundo, a jovem estrela protagoniza desde o último dia 16 a série “Wandinha” (em inglês, “Wednesday”), baseada na icônica personagem de mesmo nome da franquia “A Família Addams”, que já rendeu inúmeros longas e séries de televisão em suas mais de oito décadas de história.
Elogiadíssima pela crítica e de cara aprovada pelos assinantes da gigante do streaming, é possível dizer que a libriana mais comentada da atualidade está no caminho certo – e chegou nele sem atalhos, o que explica seu grande momento. A seguir, GLMRM relembra a trajetória da atriz:
Ela tem sangue latino
Nascida na região de Coachella Valley da Califórnia, como a quarta de uma família com seis filhos, Ortega tem mãe descendente de mexicanos e porto-riquenhos e pai mexicano nato. Seu talento para o mundo do entretenimento foi percebido pelos dois bem cedo, e ainda muito pequena a atriz atuava em campanhas publicitárias, trabalho que fez até os 9 anos.
O “big break” foi em dose dupla
Em 2012, então com 10 anos, Ortega conseguiu dois trabalhos de uma vez só que são daqueles pelos quais até mesmo os adultos que buscam a glória na telinha ou na telona fariam o impossível para conseguir: uma breve participação na sitcom “Rob”, estrelada por Rob Schneider, e um papel com fala e tudo em um episódio da emblemática “CSI: NY”. Sua carreira profissional se iniciou assim.
Começou e não parou mais
Já devidamente assessorada por um agente, no ano seguinte Ortega conseguiu uma ponta de luxo em “Homem-Aranha 3”, o hit cinematográfico no qual Robert Downey Jr. interpreta o super-herói da Marvel. A partir daí, sua agenda nunca mais ficou com uma página em branco, até porque Ortega é daquelas que não nega “jobs” como alguns de seus colegas. E isso lhe rendeu uma grande oportunidade…
Ela brilhou como a ‘Jane, the Virgin’ criança
Ortega, pra dizer o mínimo, arrasou com sua performance na soap opera para adolescentes “Jane the Virgin”, e logo no lançamento da atração, em 2014, na qual aparecia esporadicamente como a versão em criança da personagem-título, que era vivida por Gina Rodriguez. O programa ficou no ar até 2019, e foi graças a ele que Ortega ganhou sua própria série como líder de elenco – “Stuck in the Middle”, do Disney Channel, que durou entre 2016-2018.
Abriu mão de empregão para alçar um voo mais alto
Convidada pela Netflix em 2019 para atuar na segunda temporada de “You”, Ortega mais uma vez se destacou. E seus novos patrões foram os primeiros que perceberam seu grande potencial, oferecendo um contrato de longa duração que incluía a possibilidade de protagonizar um futuro lançamento sobre uma certa menina que nunca sorri…
E foi então que fincou seus pés de vez em solo hollywoodiano com “Wandinha”, que deverá ganhar novas temporadas. E olha que nesse ano a moça ainda se deu bem mais uma vez nos cinemas em “Pânico 5”, negocia há meses novos contratos e continua com a mesma disposição para bater ponto desde sua primeira incursão no universo do faz de conta, uma década atrás. Essa vai longe que fala?
- Neste artigo:
- jenna ortega,
- NETFLIX,
- séries de TV,
- Wandinha,