A Noite dos Enredos mostrará as narrativas das escolas de samba que irão desfilar em 2025
Nesta sexta-feira (30), a Noite dos Enredos apresentará as narrativas das escolas de samba cariocas. O evento é organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Será mais uma novidade para o Carnaval de 2025, pois o público participará da apresentação dos enredos do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
De acordo com a CNN, o evento começará nesta terça-feira (30), a partir das 19h, na Cidade do Samba, na região portuária da capital fluminense. O local abriga os barracões das agremiações. Para assistir o evento, será necessário um quilo de alimento não perecível.
A Noite dos Enredos mostrará os enredos das 12 escolas de samba. Elas aparecerão de maneira carnavalizada e vão explicar como abordarão as narrativas nos desfiles de 2025 no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. As apresentações mostrarão suas mensagens e explicarão os enredos por meio do teatro, dança ou do próprio samba.
Noite dos Enredos
“Isso vai gerar um entendimento maior das pessoas sobre o que as escolas estão levando para avenida, uma expectativa maior do que cada escola pode levar para a avenida. Além da gente poder explicar cada enredo sem ter os sambas de fato prontos para esta apresentação, uma vez que a gente ainda está em um momento de disputa de samba”, explicou para a Agência Brasil, o presidente da Liesa, Gabriel David. “É uma oportunidade única que as escolas têm. O ápice de tudo é a presença do povo do samba, dos sambistas na Cidade do Samba para dar este start da linha cronológica dos enredos de todas as escolas juntas na Cidade do Samba mais uma vez”, de acordo com ele.
“O da Mangueira vai falar do povo bantu e da Pequena África, o Paraíso do Tuiuti, que vai contar a história de Xica Manincongo, uma escravizada trans que viveu aqui no Brasil no período da escravidão. A [Unidos da] Tijuca vai falar de Logun Edé, um orixá. A Portela vai falar de Milton Nascimento. São alguns poucos exemplos. Tem muitas narrativas e muitas histórias muito bonitas, que vão ser contadas agora em 2025 na Sapucaí. É a garantia de um desfile de qualidade porque enredo bom dá samba bom e dá desfile bom”, afirmou Aydano André Motta,o jornalista, autor do livro “Onze Mulheres Incríveis do Carnaval Carioca – Porta bandeiras” e comentarista de carnaval.
Além das escolas de samba, a programação ainda contará com Cacique de Ramos, tradicional bloco da zona da Leopoldina, e sua famosa roda de samba. O grupo contribuiu com a música brasileira ao estrelar músicos como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Almir Guineto.
- Neste artigo:
- Carnaval,
- Escola de samba,
- samba enredo,