Nova York ganhou um toque da floresta amazônica com a inauguração da Galeria Visit Brasil – Amazônia, promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae. Até o dia 27 de setembro, a exposição levará empresários, influenciadores e formadores de opinião em uma jornada sensorial pelo maior bioma do mundo, com o objetivo de conectar o público norte-americano à riqueza e diversidade da região.
A cerimônia de abertura, realizada no dia 23 de setembro, contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ambos destacaram a importância da preservação da Amazônia, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. “Preservar a Amazônia significa criar um novo modelo de desenvolvimento que mantenha a floresta e seus povos de pé. O turismo é uma poderosa ferramenta para isso”, afirmou Freixo.
A galeria traz uma proposta inovadora ao proporcionar uma imersão por meio de música, artesanato, fotografia, artes visuais, moda e gastronomia. Para Guajajara, o espaço é uma oportunidade única de sensibilizar o público internacional sobre a ancestralidade indígena e a necessidade de preservar a Amazônia em todas as suas formas. “É um convite à tomada de consciência”, reforçou.
Além de promover a diversidade da região, a galeria também aposta na bioeconomia e no turismo sustentável como ferramentas de desenvolvimento. A parceria entre Embratur e Sebrae visa preparar pequenos negócios para explorar o potencial turístico da Amazônia de maneira inclusiva e lucrativa, como destacou Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae.
A Galeria Visit Brasil – Amazônia surge em um momento estratégico para o turismo brasileiro, já que os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas internacionais para o Brasil. Até agosto deste ano, mais de 461 mil norte-americanos visitaram o país, impulsionando o setor. A promoção internacional da Amazônia, alinhada à ampliação da conectividade aérea, promete alavancar ainda mais esse número.
Para quem visitar a galeria, a experiência vai além das paisagens e sons da floresta: chefs renomados, como o paraense Saulo Jennings, preparam degustações com ingredientes típicos da Amazônia, consolidando a região como um novo destino da alta gastronomia mundial.
Ver essa foto no Instagram
A iniciativa vai ao encontro de um movimento global de conscientização e preservação ambiental, sendo a COP30 um dos próximos marcos desse processo. A Amazônia é, mais do que nunca, uma prioridade para o Brasil e o mundo.
- Neste artigo:
- Brasil,
- Embratur,
- Marcelo Freixo,
- RevistaGLMRM,
- Sonia Guajajara,