Publicidade
Débora Mamber
Divulgação

O documentário “Um Samurai em São Paulo”, produzido e narrado por Débora Mamber, e que foi um dos destaques da 46° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, estreia no circuito nacional em 30 de março. Antes, no dia 29, vai rolar uma sessão especial de pré-estreia na Cinemateca, na capital paulista.

O documentário resgata a história do sensei Taketo Okuda, conhecido como o “samurai de Pinheiros”, um mestre das artes marciais que viveu em São Paulo e com quem ela conviveu. Desde que a produtora começou a frequentar a academia Butoku-kan, em Pinheiros, ela sentia que o ambiente a fortalecia em todos os sentidos, principalmente quando se dava conta que a idade do samurai não era um problema, já que se tornava mais forte a cada ano.

Independente da prática diária do esporte, a produtora passou a se entusiasmar com as histórias que contavam sobre o mestre. “Sinto que figuras como a de Okuda são cada vez mais raras. Hoje os discursos agressivos e bélicos geram engajamento, quanto mais se ataca o outro, mais te aplaudem. O que Okuda ensinava era o oposto disso. Por isso, precisamos mais que nunca de exemplos como os dele”, revelou Débora em entrevista ao GLMRM. “Meu desejo é que o filme possa transmitir essa energia e força para as futuras gerações”, finalizou.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter