Como grande incentivador da arte e da cultura, o Iguatemi São Paulo apoia e patrocina a união do Museu da Casa Brasileira – instituição gerida pela Fundação Padre Anchieta – com a Casa Zalszupin – administrada pela ETEL e pela galeria Almeida e Dale -, que a partir de 1º de julho se unem para homenagear o centenário de nascimento do designer Jorge Zalszupin, um dos mais bem-sucedidos representantes da geração.
As exposições “Orgânico Sintético: Zalszupin 100 anos” acontecem, simultaneamente, no Museu da Casa Brasileira, com curadoria do técnico do MCB Giancarlo Latorraca, e na Casa Zalszupin, com curadoria da CEO da ETEL, Lissa Carmona, e do professor Guilherme Wisnik, com patrocínio do Shopping Iguatemi São Paulo e apoio da HautLab.
O festival conta com itens inéditos do acervo de Zalszupin, aberto pela primeira vez pela ETEL, com apoio da museóloga Nathalia Reys, em parceria com a família do designer, que realizou profunda pesquisa sobre a obra de Jorge. A busca revelou trabalhos nunca antes divulgados, que demonstram sua importância e legado para arquitetura paulista que vai além do design, assim como itens pessoais, a exemplo de um livro de piadas ilustrado. Para o segundo semestre, ainda está prevista a reedição do livro esgotado de Jorge Zalszupin, com conteúdo inédito sobre seu trabalho arquitetônico.
O MCB apresentará novos aspectos da obra de Zalszupin, ligados à alta produção industrial da empresa L’Atelier, os utensílios de plástico da série “Eva” e as séries de mobiliário planejado para escritórios. Essa exposição marca o racionalismo intrínseco da escala das obras apresentadas, expressando a face mais pública de sua produção”, comenta Giancarlo Latorraca.
Já a Casa Zalszupin, residência projetada pelo próprio Jorge, onde trabalhou e viveu por mais de 60 anos, apresentará um novo olhar sobre sua arquitetura residencial, marcada por uma organicidade expressionista, com volumes curvos e paredes grossas e brancas, com fotos de Nelson Kon e croquis inéditos.
O Iguatemi São Paulo é grande apoiador de iniciativas culturais que propagam conhecimento e aproximação com a história.
SERVIÇO:
Exposição ‘Orgânico Sintético: Zalszupin 100 anos’
MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Quando: de 1 de julho a 4 de setembro de 2022. De terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h.
Onde: Museu da Casa Brasileira. Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, SP. Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Sexta-feira tem entrada gratuita.
Acessibilidade no local: bicicletário com 40 vagas.
CASA ZALSZUPIN
Quando: de 1 de julho a 4 de setembro de 2022. De segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 14h.
Onde: Casa Zalszupin. Rua Doutor Antônio Carlos de Assumpção, 134. Jardim Europa, SP
Ingressos: Gratuito mediante agendamento prévio no site https://www.casazalszupin.com/pt/
Sem estacionamento
e-mail: eventos@casazalszupin.com
Patrocinadores: ETEL, galeria Almeida e Dale, Iguatemi e Haunt.
Realização: Casa Zalszupin, Fundação Padre Anchieta e Museu da Casa Brasileira.
- Neste artigo:
- Casa Zalszupin,
- Iguatemi São Paulo,
- Jorge Zalszupin,
- Museu da Casa Brasileira,