Publicidade
Oscar melhor filme
Foto: Kevin Winter/Getty Images

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela cerimônia do Oscar, anunciou na última semana algumas mudanças nas regras para a categoria mais importante da premiação, a de Melhor Filme, a partir de 2024 – o que vale para a cerimônia de 2025.

Para conquistar a estatueta mais desejada de Hollywood, um filme precisa ser exibido em uma das seis maiores cidades dos Estados Unidos para concorrer ao prêmio. Já com a mudança, a produção precisará estar em exibição para mais sete dias (sejam eles consecutivos ou não e que não ultrapassem 45 dias desde a estreia) em 10 dos 50 principais mercados do país estadunidense. Além disso, as produtoras que optarem por lançar obras mais perto do final do ano, precisarão compartilhar com a academia os planos de distribuição antecipadamente.

As novas regras valem apenas para a categoria de Melhor Filme e visa impactar principalmente a distribuição de plataformas de streaming e distribuidoras independentes. Essa mudança está relacionada às críticas sobre a maneira de distribuição das gigantes do streaming, já que muitos deles, como Netflix, Prime Video e Apple + têm ganhado protagonismo na premiação sem grandes ‘esforços’ em sua distribuição, já que as obras não são exibidas nos cinemas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter