A cantora Céu e a banda Bala Desejo anunciaram, na manhã desta quinta-feira (24), que não vão mais participar do Festival Nômade, em São Paulo, que acontece em 22 de janeiro de 2023. A decisão dos artistas veio à tona após inúmeras críticas ao festival que não escalou artistas negros para a abertura do show inédito da americana Erykah Badu.
Em publicação no Instagram, a Bala Desejo ressaltou a vontade de serem substituídos por outros talentos da música preta brasileira que dialogue diretamente com o legado da americana. O grupo ainda destacou que espera que “todos os festivais do Brasil se conscientizem da necessidade mais que urgente de construir line-ups que contemplem as questões de representatividade e que respeitem a história e os contextos no qual cada manifestação artística se dá”.
Já a cantora Céu, também pelo Instagram, justificou que a sua saída do festival partiu dela mesma. “Da minha parte, deixo aqui registrado que durante a apresentação do nosso show, o palco teria mulheres pretas preferencialmente, artistas pretos majoritariamente, tendo sido essa uma condição imposta por mim mesma”, escreveu.
Após os cancelamentos, o Festival Nômade se manifestou sobre o ocorrido e afirmou que está reformulando a programação do evento. “Ontem foi um dia de muita reflexão e troca de ideias com parceiros, amigos, e colegas, mas, principalmente, um dia de muita escuta. Estivemos atentes a todos os posicionamentos de vocês”, escreveu a equipe do evento na página do Instagram.
- Neste artigo:
- Bala Desejo,
- ceu,
- Erykah Badu,
- Festival Nômade,