Nesta quinta-feira (14), um autorretrato inédito de Vincent Van Gogh, com a orelha intacta, foi encontrado atrás de outra tela do pintor holandês, informa a Galeria Nacional da Escócia, em Edimburgo.
A obra do artista pós-impressionista foi descoberta por meio de um estudo de raios-X da tela “Retrato de Mulher” (Cabeça de Camponesa), feita em 1885 por Van Gogh, antes de uma exposição sobre o impressionismo no museu escocês.
O autorrretrato, que exibe o artista ainda com a orelha esquerda, foi encontrado atrás da tela coberto por camadas de cola e papelão que, aparentemente, foram colocadas antes de uma exposição no início do século XX.
Lesley Stevenson, curadora principal da Galeria Nacional da Escócia, comemorou o achado no perfil do Instagram: “Quando vimos o raio-X pela primeira vez, ficamos muito emocionados”.
Já Frances Fowle, curador da Galeria Nacional da Escócia, completou: “Momentos como esses são incrivelmente raros. Descobrimos uma obra inédita de Vincent Van Gogh, um dos artistas mais importantes e conhecidos do mundo.”
Confira o autorretrato descoberto de Van Gogh:
A obra inédita de Van Gogh poderá ser vista de 30 de julho a 13 de novembro na exposição de Edimburgo. No entanto, os curadores agora têm um grande desafio pela frente: como remover a cola para separar as duas pinturas sem danificá-las.
- Neste artigo:
- descoberta,
- museu,
- Van Gogh,