Publicidade
Massagem
Reprodução/Unsplash

Drenagem linfática, modeladora, relaxante, sculp touch, detox terapia… Quando o assunto é massagem corporal parece que o cardápio de opções disponíveis no mercado é infinito. Entre tantas variações, como escolher com segurança aquela que melhor atende suas necessidades? Pensando nisso, GLMRM conversou com as esteticistas Tais Carla Gonçalves e Gabriela Santos para elas explicarem como funcionam e quais são os resultados das três massagens corporais mais famosas do momento. Confira!

Drenagem linfática

Talvez uma das mais conhecidas e consolidadas massagens corporais, a drenagem linfática é uma técnica que estimula o sistema linfático, aumentando o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos. “Fazemos isso com manobras que imitam o bombeamento fisiológico”, conta Gabriela Santos, especialista em drenagem manual, limpeza de pele e pós-operatório. “O objetivo aqui é melhorar a circulação sanguínea, venosa e linfática. Dessa forma, evitamos inchaço e retenção de líquido, melhoramos o aspecto da celulite e eliminamos toxinas do corpo, além de colaborar na recuperação de cirurgias plásticas”, explica a esteticista que acrescenta:

“São indicadas, no mínimo, 10 sessões para bons resultados, podendo ser feita até três vezes por semana. Quanto mais sessões fizer, melhores serão os resultados”.

Gabriela Santos, especialista em drenagem manual, limpeza de pele e pós-operatório

Detox terapia

“A detox terapia é um procedimento que tem como objetivo a desintoxicação do corpo, aumento do metabolismo e melhora do funcionamento do sistema linfático”, entrega Gabriela. Indicada para redução do inchaço e de medidas, “o tratamento conta com esfoliação corporal para afinamento da superfície e remoção de células mortas, melhorando assim a permeabilidade dos produtos. Também é aplicado argila verde desintoxicante que irá estimular o sistema linfático e auxiliar a eliminação de toxinas. Depois disso, fazemos o uso da manta térmica para promover sudorese [aumento da temperatura tecidual], melhorar permeação de ativos e favorecer a redução de medidas”. O procedimento, que pode ser realizado a cada 10 ou 15 dias, é finalizado com a drenagem linfática para melhores resultados.

Sculp touch

Aliando os movimentos da drenagem linfática aos das massagens modeladora e relaxante, o sculp touch (toque de esculpir, em tradução livre) é uma técnica de massagem terapêutica manual. “Nosso método funciona como uma lipoescultura feita à mão. Trabalhamos diretamente no tecido tegumentar [formado pela pele e seus anexos, como as glândulas], proporcionando uma cútis mais uniforme e músculos altamente definidos”, explica Tais Carla, esteticista da clínica paulistana Blink Lab. “Além dos resultados estéticos e do relaxamento do corpo, os benfícios da sculp touch incluem: controle de estresse, alívio da tensão e dores musculares, melhora da circulação sanguínea, postura e elasticidade da pele entre outros”.

Reprodução/Unsplash

Dica bônus: autodrenagem

A esteticista Gabriela Santos compartilhou com o GLMRM o passo a passo sem erros para uma autodrenagem linfática nas pernas. Aprenda e pratique em casa:

  1. De pé, em frente ao espelho, com os braços cruzados e as mãos espalmadas, pressione com os dedos indicador e médio, delicadamente, a saboneteira [clavícula] três vezes para estimular a captação das linfas pelos gânglios linfáticos;
  2. Posicione as mãos nas virilhas e pressione os gânglios linfáticos três vezes. Faça o mesmo na parte posterior dos joelhos. Depois, basta deslizar as mãos oito vezes na perna direita, do joelho à virilha;
  3. Com as mãos sobrepostas, repita os movimentos de baixo para cima;
  4. Deixe os punhos cerrados, ou se preferir deixe as mãos unidas em forma de bracelete, de modo a abraçar toda a perna, e deslize três vezes do joelho em direção a virilha. Com as mãos em forma de bracelete, repita o movimento a partir do pé até a virilha, por seis vezes;
  5. Finalize pressionando novamente os gânglios linfáticos na região da virilha e atrás dos joelhos. Repita o movimento na outra perna;
  6. Depois de realizar a auto drenagem nas duas pernas, finalize pressionando levemente a saboneteira novamente.

A seguir, uma seleção de produtos que podem ser utilizados em casa:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter