O laser é um dos tratamentos mais procurados nos consultórios de dermatologia e estética do Brasil, seja para tratamento da acne, para a remoção dos pelos do corpo ou mesmo para eliminar gordura. A mágica acontece através da onda de luz direcionada à água presente nas células, sem o risco de atingir a derme, renovando a pele através da remoção de camadas inteiras, com profundidade e energia pré-definidas.
A cirurgiã-dentista Odete Manor, pioneira e maior importadora de lasers do Brasil com a LBT Lasers, conta ao GLMRM que a maior procura atualmente é por procedimentos ginecológicos, principalmente para a melhora do desempenho sexual. O laser, nesses casos, auxilia no desenvolvimento da autoestima, bem-estar e saúde.
“Hoje, com a expectativa de vida muito aumentada, as mulheres que principalmente já passaram pela menopausa podem aumentar muito a autoestima através dos lasers”, explica. Por mais que no verão os corpos estejam mais à mostra, Odete destaca que o laser íntimo não depende das estações do ano e a procura na estação mais quente se volta para outros procedimentos corporais que não dependem do laser.
“O laser íntimo não depende das estações do ano. Já a procura por procedimentos corporais tendem a aumentar muito. Aí entram outras alternativas. Entre inúmeras tecnologias existentes no mercado, eu destacaria o equipamento Power 2, que reúne numa única plataforma a radiofrequência, o laser de baixa potência e a endermologia”, segue.
Depilação a laser
Como destacado por Odete, a depilação a laser é o tratamento mais procurado pelos pacientes, já que tem a função de eliminar definitivamente os pelos de algumas regiões do corpo e do rosto. No entanto, o procedimento não é indicado na parte inferior das sobrancelhas e em caso de pelos brancos ou muito loiros. Isso acontece porque a máquina é atraída pela melanina, responsável pela pigmentação dos pelos e da pele, e em caso de pelos muito claros há baixa incidência dessa substância, o que faz o laser não encontrá-lo.
Remoção de vasos e cicatrizes
Principalmente para quem tem rosácea ou deseja eliminar os pequenos vasos vermelhos que ficam próximos à região do nariz e da bochecha, o tratamento com laser pode ser muito benéfico, já que ele diminui a inflamação, a congestão e melhora drasticamente a aparência da pele.
Mas é preciso atenção
De acordo com Odete, por mais que os procedimentos sejam benéficos para a saúde da pele, tanto em curto quanto a longo prazo cabe ao médico especialista utilizá-los da melhor forma, considerando o tipo de pele, sensibilidade do paciente e tempo de recuperação. “Além disso, as contraindicações para o uso dos lasers, de um modo geral, são as doenças de pele. E especificamente no caso da radiofrequência não é permitido o tratamento em pacientes que usam marca-passo ou em gestantes”, finaliza a especialista.
- Neste artigo:
- Corpo,
- corpo e alma,
- lasers,
- LBT Lasers,
- Odete Manor,
- PELE,
- Tratamento,