Já ouviu falar da escala de rugas GLOGAU de fotoenvelhecimento? O sistema de classificação em quatro níveis foi desenvolvido pelo doutor Richard Glogau, nos Estados Unidos, para medir objetivamente a gravidade das rugas e do envelhecimento prematuro da pele, geralmente causado pela exposição excessiva aos raios ultravioleta. A marcação é usada por dermatologistas para classificar e determinar com sucesso quais tratamentos serão eficazes e seguros para cada paciente.
De acordo com a classificação de Glogau, a pele pode ser agrupada em quatro graus conforme os sinais que apresenta:
- GRAU I: envelhecimento suave
Discretas alterações pigmentares e poucas rugas, poucas sequelas de acne. Uma maquiagem leve faz com que os sinais desapareçam;
- GRAU II: envelhecimento moderado
Manchas senis precoces, ceratoses palpáveis, linha nasolabial evidenciando-se, discretas lesões de acne. Necessita de maior quantidade de base para cobrir as marcas do envelhecimento;
- GRAU III: envelhecimento avançado
Fotoenvelhecimento avançado, discromia óbvia, rugas sem movimento, cicatrizes acneicas;
- GRAU IV: envelhecimento grave
Fotoenvelhecimento grave, pele cinzenta, lesões malignas, rugas disseminadas, cicatrizes acneicas. A maquiagem provoca rachaduras.
O doutor Daniel Manor, do Centro de Dermatologia da Clínica Dome, é um dos especialistas que utiliza a classificação de Glogau para caracterizar as necessidades individuais de cada paciente e ajudar a orientar o tipo e a agressividade do tratamento ideal. Manor compartilha com o GLMRM quais são os protocolos de tratamentos adequados para cada grupo de acordo com o sistema:
- GRAU I: O indicado é a toxina botulínica com o objetivo de prevenção das rugas estáticas. O Laser Nd-YAG Q-Switched Elektra para estímulo de colágeno cria uma poupança de colágeno e melhora a textura da pele.
- GRAU II: A dica é associar o tratamento anterior com ultrassom microfocado para prevenção da flacidez cutânea e muscular da face. Pode ser acrescentado microagulhamento com drug delivery (vitamina C, ácido hialurônico)
- GRAU III: Associar os procedimentos anteriores com luz pulsada para tratamento das manchas e vasos, e skin boosters, como hidroxiapatita de cálcio e ácido poli-L-láctico, para tratamento de flacidez e fotoenvelhecimento. Laser de CO2 ou Erbium fracionado uma vez ao ano, para melhora da flacidez, rugas e viço da pele.
- GRAU IV: Laser de CO2 ou Erbium fracionado a cada seis meses. Associado com todos os tratamentos anteriores.