Publicidade

Inspirado no sonho das americanas de ter o cabelo das brasileiras, o empresário Renato Antunes fundou, em 2015, a Braé Hair Care. Pioneiro no mercado de beleza premium no Brasil, Renato viu a oportunidade e fez nascer uma das principais marcas de prestígio de cuidados com o cabelo da atualidade. Em entrevista exclusiva para a Glamurama, o founder e CEO da Braé analisou o cenário desse mercado crescente, revelou as estratégias para continuar os planos de expansão e ainda trouxe conselhos inspiradores para quem quer se arriscar no próprio negócio.

 Sempre que encontramos uma marca bem-sucedida, imaginamos como ela surgiu e de onde veio a ideia de apostar naquele segmento. Conta para a gente: como foi o insight para a criação da Braé Hair Care?

A Braé surgiu em 2015. Eu morava em Miami, nos Estados Unidos, já atuava na área de beleza como gerente de exportação no segmento, e via na minha rotina pessoal e profissional como o cabelo da mulher brasileira era referência. Um cabelo-desejo, sabe? Esse foi meu insight inicial: ter uma marca premium nos EUA que remetesse à beleza do cabelo da brasileira. Tanto que Braé significa “Brazilian Experience”. Lancei a marca com o Bond Angel, um protetor do fio para uso durante o processo de descoloração, exclusivo para salões de beleza. Foi muito inovador e surpreendente a aceitação. Vim para o Brasil em 2016 com a marca, entramos nos principais salões de beleza do país e, por dois anos, trabalhamos unicamente com esse produto. Acompanhamos a movimentação da área ano após ano, nos adaptamos, nos reinventamos, e hoje somos essa potência de beleza no mercado brasileiro e no mundo.

O mercado de hair care premium está em constante crescimento, e a Braé é uma das pioneiras no Brasil. Por que você apostou neste mercado e qual é a sua expectativa para os próximos anos?

A Braé, como disse anteriormente, já surgiu com essa proposta de ser uma marca premium. Você percebe isso na nossa comunicação, nas embalagens, nas cores predominantes, nas fragrâncias de alto luxo. Desde o início achei esse cenário promissor. Afinal, também sou consumidor e estamos dispostos a investir mais em produtos que prometem resultados superiores e ingredientes de alta qualidade.
É um mercado que já criou raízes e só tende a crescer. Na minha opinião, combinar produtos de alta performance, marketing eficaz e assertivo, e foco nas necessidades dos consumidores é o combo perfeito para o sucesso desse setor.

Diante de tantas marcas de hair care, o que a Braé faz para se diferenciar da concorrência e se manter consolidada no mercado?

A área de beleza, no segmento de hair care, realmente é gigante, e eu sou apaixonado por ela. Adoro criar e reinventar. Tenho um time atualizado, atento às novidades, para estar sempre com boas ideias e levar o melhor aos nossos clientes. A paixão nos faz atentos e disciplinados.
Minha visão de negócio sempre foi muito clara: a Braé é mais do que uma marca de produtos de luxo para cabelo, é uma marca que entende o que os consumidores desejam. Vamos além do shampoo, do condicionador e do perfume; oferecemos experiências que realmente se conectam com o público. Ou seja, ver e tratar o cliente como uma pessoa, e não como um número, explica um pouco do nosso sucesso.

Quais são os planos para 2025? O que podemos esperar da Braé no mercado de beleza?

Para 2025, nosso lema é o de sempre: expansão. Continuaremos crescendo internacionalmente – estamos em 13 países e negociando com outros da Europa, Ásia e África. Seguiremos inovando o portfólio, ou seja, muitos lançamentos vêm por aí. Vamos ampliar nossa presença física com os quiosques Braé nos principais shoppings do país – a meta é abrir 50 a médio prazo – e estamos estudando entrar em outros segmentos, como skin care e maquiagem. Temos muitas vias de crescimento e iremos mergulhar fundo nas possibilidades para a Braé realmente estar em todo lugar.

Considerando toda a sua trajetória profissional de sucesso, se hoje você encontrasse a sua versão do passado, o que diria?

Diria que vai valer a pena. Não vai ser fácil, haverá dias difíceis, mas serão as dificuldades que vão te moldar e te fazer mais forte. Os erros fazem parte do processo e se tornarão lições. Ter sempre os pés no chão e confiança para seguir em frente. Quando tudo parecer dar errado, respire, descanse, porque você vai superar. O futuro será cheio de possibilidades e você vai conquistar muito além do que imagina.

Para finalizar, deixe uma mensagem para inspirar outras pessoas que têm o sonho de empreender no Brasil. Sabemos que não é fácil…

A jornada empreendedora é desafiadora, mas acredite em seu potencial e não tenha medo de arriscar. Aprenda com os erros e tente ao máximo se adaptar às mudanças. É importante manter viva a paixão pelo que faz, ter ao seu redor pessoas que te inspiram e estar sempre buscando conhecimento. A persistência é a chave do negócio e cada passo, por menor que seja, é o caminho para conquistar os seus objetivos.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter