O lúpus é uma condição desafiadora que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive celebridades como Cori Broadus, Lady Gaga, Selena Gomez e Astrid Fontenelle. No entanto, essas figuras públicas demonstram que, com o tratamento adequado, apoio e conscientização é possível enfrentar os desafios da doença e viver vidas plenas.
Cori Broadus, filha do famoso rapper Snoop Dogg, é um exemplo inspirador de alguém que enfrenta o lúpus desde a infância. Ela optou por uma abordagem totalmente natural para lidar com a doença, incluindo ervas, chás, exercícios regulares e hidratação. Outras celebridades como Lady Gaga e Selena Gomez também compartilharam suas experiências com a doença, ajudando a aumentar a conscientização e apoiando pesquisa e tratamento.
A doença autoimune impacta milhões de pessoas, resultando em sintomas variados e danos em órgãos como articulações, pele, rins e células sanguíneas. No Brasil, em torno de 65 mil pessoas enfrentam o lúpus. A maioria mulheres, com estimativas indicando que uma em cada 1.700 seja afetada.
A conscientização sobre o lúpus desempenha um papel vital na busca por diagnósticos precoces e tratamentos eficazes. Para entender melhor essa condição, GLMRM entrevistou a Dra. Carini Otsuzi, médica especialista em reumatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Como a qualidade de vida das pessoas com lúpus é afetada pela doença?
“Um paciente com lúpus nunca é igual ao outro. Isso significa que o comportamento da doença é muito individual. Alguns vão ter sintomas leves, outros quadros mais graves com complicações que podem levar a sérios prejuízos à saúde. Mas felizmente, com o diagnóstico mais precoce e tratamentos eficazes é possível controlar a atividade da doença e permitir uma vida plena aos pacientes.”
Como a prática de atividade física contribui para a melhora?
“O exercício físico é recomendado como um importante aliado no cuidado e na prevenção de doenças cardiovasculares, visto que os pacientes com lúpus tem um risco aumentado de infarto. Outros motivos para se exercitar são o ganho de massa muscular, auxílio na saúde óssea e a potencial melhora da fadiga.”
Qual é a conexão entre o lúpus e a saúde renal?
“O lúpus pode acometer os rins, causando inflamação nos glomérulos, conhecida como glomerulonefrite ou nefrite lúpica. Os glomérulos filtram os resíduos e o excesso de líquidos, que saem do corpo na forma de urina. Esse dano glomerular pode resultar em inchaço no corpo e perda de proteína na urina. Estima-se que 38% dos pacientes com lúpus apresentam nefrite lúpica no diagnóstico. Se não tratado pode levar à perda da função renal de forma permanente. Em casos mais severos pode haver necessidade de diálise e transplante renal.”
Qual o papel das celebridades na conscientização?
“Conviver com o lúpus é desafiador. Algumas pessoas o chamam de “doença invisível”. O custo emocional, físico e financeiro muitas vezes não é facilmente visto por quem não convive com o lúpus. Além disso, o fato da doença afetar cada pessoa de uma maneira diferente dificulta o entendimento da gravidade da doença. As lesões de pele e a queda de cabelo podem atingir a autoestima. Dor crônica e fadiga são sintomas que impactam negativamente na qualidade de vida. A falta de informação sobre a doença pode gerar julgamentos e preconceitos no ambiente escolar, no trabalho, e até mesmo na própria família. Nesse cenário, as celebridades que divulgam e apoiam o tratamento do lúpus, sem dúvida nenhuma, colaboram para uma maior conscientização, tornando essa doença menos invisível.”