Há registros de uso de pedras quentes como fator curativo de mais de dois mil anos no Japão e na China, já com a intenção de melhorar a digestão e o funcionamento dos órgãos internos. Ayurveda é sistema de medicina alternativo indiano que vai nessa corrente e que merece nossa atenção.
Na década de 1990, o uso das pedras aquecidas foi combinado com massoterapia e voltou a se popularizar. Na era moderna da técnica, as pedras normalmente são basaltos vulcânicos (que retêm calor com facilidade) e um especialista em massagem as posiciona em locais específicos do corpo.
Durante a sessão, técnicas de massagem também estão presentes. O profissional pode usar as pedras, inclusive, para massagear os músculos sem fazer muita pressão. Normalmente, as pedras são posicionadas nas costas, barriga, mãos, pés e até no rosto. O calor aumenta a circulação de sangue no local. Conheça as muitas vantagens:
1 – Alívio da dor – Além de relaxar os músculos contraídos pelo stress, a massagem com pedras quentes é eficaz para quem apresenta fibromialgia e outros tipos de doenças autoimunes, como atrite reumatoide. Testes com adultos portadores da doença mostraram que, após 4 semanas de massagem com pedras, as dores diminuíram.
2 – Melhora na flexibilidade das articulações – Com músculos mais relaxados, as tensões e dores nas articulações diminuem e a mobilidade progride.
3 – Aprimoramento do sono – Melhora na circulação de sangue, diminuição de dores, relaxamento e menos stress se combinam e contribuem para noites de sono com mais qualidade.
4 – Menos câimbras – A técnica reduz a tensão e inflamação dos tecidos musculares, o que previne câimbras e dores musculares.
5 – Menos stress e ansiedade – Vários estudos já relacionaram massagens à melhora de condições como ansiedade. A leve pressão das pedras pode também fazer com que o corpo libere endorfinas que ajuda a melhorar o humor.
- Neste artigo:
- ansiedade,
- artrite,
- Ayurveda,
- bem-estar,
- corpo e alma,
- massagem,
- massagem com pedras quentes,
- Saúde,
- stress,