Publicidade

Apesar do alto poder de permeação, liberando ativos que conseguem penetrar mais na pele, as máscaras costumam ter efeito transitório e não substituem o skincare orientado pelo médico.

Sempre que uma máscara cosmética facial é lançada, aparece o mesmo apelo de marketing: altíssima hidratação, muito maior que a de cremes; máximo efeito clareador; ação hipercalmante. Tudo é maximizado, mas isso tem algum fundamento? “Os benefícios das máscaras faciais para a pele é que elas trazem uma maior penetração dos ativos que estão presentes nessa máscara. Elas proporcionam uma penetração mais profunda e mais perfeita desses ingredientes na pele”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Isso acontece porque a máscara forma um sistema de oclusão, em que os nutrientes e ativos dos cosméticos entram em contato com a pele e, ao mesmo tempo que há o impedimento para que a água evapore. “Dependendo do princípio ativo em questão, a função varia: se a máscara for com ácido hialurônico há função de hidratação, se for com retinol há renovação celular, se for com vitamina C auxilia no clareamento da pele e tem efeito antioxidante, e assim por diante. Mas vale lembrar que elas não substituem os cuidados prescritos pelo profissional. O efeito da máscara costuma ser mais transitório”, completa a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os passos adequados para se aplicar uma máscara facial, que pode ser em cosmético ou em tecido embebido de ativos cosméticos, são:

  1. Sempre higienizar bem a pele;
  2. Aplicar um tônico, que é um produto que vai completar a limpeza da pele.
Dra Monica Aribi

“E, com essa pele totalmente limpa, você aplica a máscara. Em alguns casos, pode ser feita uma leve esfoliação para quebrar um pouco a camada córnea e fazer com que os produtos tenham maior facilidade de penetração. Dessa forma, conseguimos uma penetração maior e aí sim o objetivo dessa máscara pode ser atingido”, sugere a Dra. Mônica. A Dra. Paola Pomerantzeff explica que o tempo de contato dessa máscara com a face e a frequência variam de acordo com o princípio ativo em questão, o skincare e tipo de pele de cada pessoa. “Não há regra. Na verdade, é bastante variável”, diz a Dra. Paola.

Um dos ingredientes que têm feito sucesso é o carvão ativado. “Esse é um poderoso ingrediente de origem mineral que possui uma série de propriedades benéficas para a saúde e beleza da pele, como controle e absorção da oleosidade e eliminação das células mortas da superfície da pele e do interior dos poros”, explica Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB. “Quando esse ativo está em uma máscara facial, que fica mais tempo em contato com a pele, como é o caso da Máscara Black Rednek, o produto também previne e remove cravos e reequilibra a saúde do tecido cutâneo, assim garantindo brilho e maciez à pele. Essa máscara também traz colágeno em sua composição, que possui propriedades hidratantes e condicionantes da pele. Dessa forma, o carvão também confere propriedades clareadoras da pele, contribuindo para a uniformização do tom da pele”, indica Ana Paula Kascher.

Dra. Paola Pomerantzeff

Mas atenção: após o uso da máscara, não é indicado aplicar produtos muito oleosos. “Isso pode deixar um manto em cima da pele muito espesso, entupir os poros e causar foliculite. Se a aplicação for feita de manhã, o produto ideal após a máscara é um filtro solar com cor ou uma base com filtro solar”, finaliza a Dra. Mônica.

FONTES: DRA. MÔNICA ARIBI: Dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia. A médica é Mestra em Ciências da Saúde pelo IAMSPE e Membro Internacional da European Academy of Dermatology and Venerology. Precursora em Tecnologias Dermatológicas, também é palestrante nacional e internacional em vários congressos da área de Dermatologia e especialidades afins. CRM: 53.387 | RQE: 35.101. Instagram: @clinicamonicaaribi

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista

Esse texto foi produzido pela Holding Comunicações, assessoria de imprensa especializada em saúde, beleza e bem-estar com 30 anos de experiência no setor.

”Esse texto é um oferecimento de NOWMED.
NowMed é uma plataforma revolucionária que conecta usuários a profissionais de saúde, laboratórios, farmácias, centros de vacinação e outros serviços médicos. Sem mensalidade, você paga apenas quando utiliza. Atendimento rápido, sem filas. Os preços acessíveis da NowMed tornam a saúde mais prática a todos.”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter