Publicidade

Mercado de alimentos e suplementos começa a focar na saúde cerebral com benefícios para concentração, criatividade, memória e modulação do estresse

Foto Freepik

Como a alimentação pode ajudar a saúde cerebral? Essa é a pergunta que muitos fazem ao perceberem suplementos e alimentos com benefícios cognitivos. “Os chamados alimentos nootrópicos – cujo nome vem do grego ‘nóos’ (mente) e ‘tropo’ (direção) – supostamente são capazes de ajudar a melhorar o desempenho mental sem efeitos colaterais negativos. São alimentos ou suplementos ricos em substâncias que estimulam a nossa capacidade cognitiva, seja por um incremento na memória, atenção, concentração ou motivação. Os nootrópicos são usados pelos homens há milhares de anos e, atualmente, inúmeros novos compostos com maior eficiência foram descobertos. Alguns alimentos nootrópicos são utilizados desde a antiguidade, como o café e o cacau, entre outros”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “Nas farmácias de manipulação, os ingredientes nootrópicos são encontrados em formas que vão além das cápsulas, como chocolates, shakes e sopas. Eles podem ser preparados e ingeridos rapidamente antes de trabalhar, em um lanchinho no escritório ou durante os estudos para aperfeiçoar a função cognitiva”, explica Maria Eugênia Ayres, farmacêutica e gerente técnica da Biotec.

De acordo com a Dra. Marcella, o ideal é que suplementos e medicamentos nootrópicos sejam consumidos através de prescrição médica; porém, os alimentos que têm a funcionalidade de melhorar o estado de atenção e a cognição podem ser incluídos em um hábito alimentar saudável. “Eles são indicados quando há necessidade de melhora na performance do cérebro, da memória e concentração. Entre os alimentos com funcionalidades nootrópicas estão: o salmão, rico em DHA, e os ovos, fonte de fosfatidilserina; o chá preto, rico em teanina e cafeína, como o café, e no chá verde, que também carrega catequinas em sua fórmula. Já as verduras, frutas, cereais e carnes trazem vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do cérebro. As vitaminas do complexo B, como a B1, B6, B9 e B12, são potenciais provedores de energia cerebral. Já vitaminas C e E, e minerais como o magnésio e o zinco também garantem que sinapses e impulsos nervosos sejam bem-sucedidos e atuam na produção de neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, essenciais para o controle da ansiedade e com ação antidepressiva”, explica a médica nutróloga. “A deficiência de alguns desses nutrientes pode levar a mudanças de humor, irritabilidade, depressão, aprendizado lento, perturbações visuais, problemas auditivos, confusão mental, cefaleia, demência, fadiga, problemas de memória, hiperatividade, alterações emocionais e ansiedade”, explica a Dra. Marcella.

Dra. Marcella Garcez

A praticidade das fórmulas magistrais permite manipular, por exemplo, sopas para combater o estresse, melhorar o foco ou a criatividade. “No combate ao estresse, Modulip GC atua como neuroprotetor, inibindo a ação do cortisol (hormônio do estresse) nas terminações nervosas e modulando os níveis desse hormônio, além de também auxiliar na queima de gordura”, explica a farmacêutica Maria Eugênia. “Para melhorar a atenção e ajudar na manutenção do foco, a sopa pode contar com Bio-Arct, uma biomassa marinha padronizada derivada de uma alga vermelha constituída pelo dipeptídeo citrulil-arginina. O Bio-Arct é capaz de aumentar a produção energética e o metabolismo celular. Sua composição única possibilita a ativação da mitocôndria, nossa máquina de força, fornecendo micronutrientes e aumentando a produção de energia nas células, o que é importante para o bom funcionamento cerebral e manutenção do foco”, detalha a especialista. “No caso da criatividade, a sopa pode contar com Lipo PS 20 e Slim Green Coffee. Enquanto o Slim Green Coffee ajuda na melhora da performance energética e traz benefícios para a saúde mental, principalmente por contar com cafeína natural, o Lipo PS 20 é um ativo padronizado em fosfatidilcolina e fosfatidilserina, que irão atuar no processo de formação de novas memórias, concentração, aumento do metabolismo e funcionalidade cerebral”, destaca Maria Eugênia.

Maria Eugenia

A farmacêutica explica que as sopas são extremamente práticas e fáceis de serem preparadas, bastando adicionar o pó de um sachê em 200ml de água quente e misturar bem. “Dessa forma, podem ser rapidamente consumidas em qualquer momento em que há necessidade de um boost cerebral”, diz Maria Eugênia. Por fim, para melhorar a saúde cerebral, a médica nutróloga cita mais dois alimentos que podem ser incluídos em uma dieta equilibrada, variada e o mais natural possível: o mirtilo e as nozes. “O mirtilo é considerado um dos alimentos mais poderosos para a saúde cerebral por ser uma fruta muito rica em polifenóis antioxidantes, vitaminas e fibras, cujas propriedades auxiliam no atraso da deterioração da memória e da cognição. Já as nozes possuem fibras solúveis e ácido graxo do tipo ômega 3 em sua composição que, além de equilibrar o colesterol, atua no combate ao estresse. O ômega 3 é responsável por amenizar os efeitos do estresse na rotina, ajudando a reduzir sintomas como a fadiga e o cansaço mental”, finaliza a médica nutróloga.

FONTES: DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Instagram: @dra.marcellagarcez

MARIA EUGÊNIA AYRES: Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Atua no Setor Magistral desde 2000, onde atualmente é Gerente Técnica da Biotec. CRF 33.424.

Esse texto foi produzido pela Holding Comunicações, assessoria de imprensa especializada em saúde, beleza e bem-estar, com 30 anos de experiência no setor.

”Esse texto é um oferecimento de NOWMED.
NowMed é uma plataforma revolucionária que conecta usuários a profissionais de saúde, laboratórios, farmácias, centros de vacinação e outros serviços médicos. Sem mensalidade, você paga apenas quando utiliza. Atendimento rápido, sem filas. Os preços acessíveis da NowMed tornam a saúde mais prática a todos.”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter