Publicidade

Evitar certos alimentos, deixar de lado os maus hábitos e escolher escova e creme dental apropriados são apenas alguns dos cuidados necessários para manter o brilho e a cor dos laminados dentais popularmente chamados de lentes de contato.

Embora não sejam novidade, lentes de contato dentais têm se tornando cada vez mais populares, inclusive com muitos famosos, como GKay, Gustavo Lima e Carlinhos Maia, apostando nesse procedimento para clarear os dentes e conquistar um sorriso alinhado. “Os laminados dentais, popularmente chamados de lentes de contato, são lâminas de cerâmica ou porcelana que são aplicadas sobre os dentes para corrigir irregularidades de cor, alinhamento e tamanho, garantindo assim um sorriso mais harmônico. E apesar de muito finas, essas lentes podem durar por anos se forem bem executadas e cuidadas”, explica o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP. Ou seja, colocar esses laminados estéticos não quer dizer que você não precisará mais se preocupar com a sua saúde oral para manter os dentes bonitos. Muito pelo contrário. Para manter o brilho e a cor e evitar doenças orais, é preciso adotar alguns cuidados específicos, que o especialista listou abaixo:

Evite certos alimentos: Assim como podem manchar os dentes, alguns alimentos e bebidas podem prejudicar a coloração das lentes de contato. “Se você utiliza laminados estéticos, evite o consumo de alimentos e bebidas com corantes ou alto potencial pigmentante, como é o caso de cafés, vinhos e chás escuros. E, caso consuma esse tipo de alimento, procure escovar os dentes logo em seguida para prevenir o surgimento de manchas”, aconselha o especialista.

Escolha a escova adequada: É claro que a escovação é fundamental para cuidar das lentes e da saúde oral. Mas quem utiliza essas lâminas de porcelana nos dentes deve tomar o dobro de cuidado na hora de escolher uma escova dental. “É fundamental evitar escovas com cerdas muito duras, que podem favorecer o desgaste do material das lentes, tornando-as mais opacas. O recomendado é optar por produtos com cerdas ultramacias, que vão contribuir para manter a durabilidade e a cor das lentes”, diz o especialista, que recomenda a escova Velvet, da Curaprox, como uma das melhores opções, pois, além de possuir cerdas de uma fibra mais fina e ultramacia chamada Curen®, possui o maior número de cerdas do mercado: 12.460. “Uma grande quantidade de cerdas também é indispensável para usuários de laminados, pois, com um maior número de cerdas, é possível desorganizar com maior eficácia e facilidade a placa bacteriana acumulada nas margens gengivais e no limite entre os dentes e laminados.”

Cuidado com cremes abrasivos: Outro produto que deve ser escolhido com cuidado pelos é o creme dental, que deve ter baixíssima abrasividade. “A ação abrasiva dos cremes dentais pode, assim como cerdas muito duras, levar a abrasão (desgaste) do material dos laminados, prejudicando seu brilho”, alerta o Dr Hugo, que aponta o creme dental Enzycal, da Curaprox, como um produto de baixa abrasividade e adequado para uso. Além disso, ele é livre de Sodium Laryl Sulphate (SLS Free), que é um tipo de surfactante (detergente) que promove a formação de espuma e sensação de frescor, porém, é um irritante das mucosas orais e é capaz de provocar aftas. O Enzycal ainda tem uma formulação mais natural rica em enzimas lácteas que contribuem para proteção dos dentes e gengivas.

Invista em uma escova interdental: A aplicação dos laminados dentais pode criar pequenos nichos que retêm uma maior quantidade de placa bacteriana. E o problema é que esses locais são dificilmente alcançados pelas escovas convencionais e até mesmo pelo fio dental. Por isso, é fundamental o uso de escovas interdentais para higienizar esses espaços com maior eficácia e facilidade. “Escovas interdentais, como a Curaprox CPS Prime, alcançam com facilidade os nichos de retenção de placa bacteriana ou biofilme oral que são inacessíveis para as escovas dentais comuns e pelo fio dental, possibilitando a prevenção de doenças orais como cáries, gengivites, periodontites e mau hálito. A escova interdental da Curaprox ainda contém filamentos ultrafinos, macios, longos, flexíveis e com extremidades arredondadas que alcançam todas as áreas críticas para promover uma higiene eficaz de maneira suave, respeitando o material dos laminados e as estruturas dentais e gengivais”, explica o cirurgião-dentista.

Livre-se de maus hábitos: Além de parar de fumar, o que pode prejudicar a coloração das lentes, é importante deixar de lados outros hábitos que podem diminuir a durabilidade das lentes de contato, como roer unhas ou morder certos objetos, como lápis e canetas. “As lâminas utilizadas nos dentes são delicadas, então tentar abrir embalagens com os dentes ou mastigar objetos duros pode causar trincas e até fraturar as lentes”, ressalta o Dr. Hugo Lewgoy. “Atente-se também, caso você tenha o hábito constante de ranger os dentes, condição conhecida como bruxismo, que precisa ser tratado para evitar problemas ainda mais graves”, finaliza.

FONTE: CURAPROX – Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas. https://www.loja.curaprox.com.br/

Esse texto foi produzido pela Holding Comunicações, assessoria de imprensa especializada em saúde, beleza e bem-estar com 30 anos de experiência no setor.

”Esse texto é um oferecimento de NOWMED.
NowMed é uma plataforma revolucionária que conecta usuários a profissionais de saúde, laboratórios, farmácias, centros de vacinação e outros serviços médicos. Sem mensalidade, você paga apenas quando utiliza. Atendimento rápido, sem filas. Os preços acessíveis da NowMed tornam a saúde mais prática a todos.”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter