Time de especialistas explica para que servem as maiores inovações em substâncias injetáveis disponíveis atualmente, incluindo desde DNA do esperma de salmão e células-tronco até blends de substâncias já consagradas.
Os procedimentos injetáveis figuram entre os tratamentos estéticos mais populares por sua ação rápida e poderosa combinada ao mínimo downtime. Entre eles, os preenchedores e a toxina botulínica são os grandes queridinhos. Mas os já consagrados bioestimuladores de colágeno e os chamados skinbooster também têm conquistado muitos adeptos. Mas, engana-se quem acredita que acaba por aí. Com a popularidade desses tratamentos, novos produtos surgem a todo momento. Enquanto alguns são versões modificadas de ingredientes já conhecidos, outros são grandes inovações provenientes de fontes, no mínimo, curiosas, como células-tronco e até esperma do salmão. Com tantas novidades, fica difícil acompanhar para que servem e quando são indicadas. Por isso, consultamos um time de especialistas para esclarecer o que há de novo no universo dos procedimentos injetáveis. Confira:
NCTF: O NCTF (New Cellular Treatment Factor, ou Novo Fator de Tratamento Celular, em tradução livre) é uma substância que combina ácido hialurônico não reticulado com 53 nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde da pele e do bom funcionamento de suas estruturas, incluindo 12 vitaminas, 24 aminoácidos, 6 coenzimas, 5 ácidos nucleicos e 6 minerais. “Apesar de contar com ácido hialurônico, o NCTF não promove volumização. Essa sinergia entre a substância e diversos outros nutrientes essenciais é capaz de proporcionar uma hidratação profunda, estimular a produção de colágeno e elastina e melhorar a textura e qualidade da pele, conferindo uma aparência mais jovem, saudável e revitalizada ao tecido cutâneo, além de redução de linhas finas”, afirma o dermatologista Dr. Renato Soriani, pioneiro no uso do NCTF no Brasil e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O NCTF pode ser aplicado no rosto, incluindo na região ao redor dos olhos e da boca, no pescoço, no colo e nas mãos. E o produto também é indicado no tratamento de alopecia, afinamento e envelhecimento capilar. “Com o tratamento, conseguimos promover ação antioxidante nas células da derme incluindo células endoteliais, estimulação do metabolismo celular e hidratação, além de renovação folicular, formação de queratina, bem como a síntese de vários hormônios para a produção de vitamina B3, essencial para a saúde capilar por regularizar o crescimento de acordo com o ciclo dos fios”, explica a médica Dra. Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
PDRN: Composta por uma série de moléculas bioativas extraídas do DNA do esperma do salmão, o PDRN (polydeoxyribonucleotides) é uma substância já muito utilizada de maneira injetável em diversos países, mas, no Brasil, ainda tem aprovação apenas para uso por meio de drug delivery, o que também traz excelentes resultados. “O PDRN tem propriedades regenerativas. Então, na pele, é capaz de acelerar a cicatrização de feridas, além de promover rejuvenescimento ao estimular a proliferação de fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, componentes fundamentais para a manutenção da saúde, beleza e jovialidade da pele”, explica o Dr. Danilo S. Talarico, médico pós-graduado em Tricologia Médica e Dermatologia Clínica e Cirúrgica. Os resultados são extremamente naturais, apesar de não serem imediatos, surgindo conforme o colágeno, elastina e ácido hialurônico são estimulados. “E, por ser capaz de promover a regeneração da pele e melhorar a cicatrização, o PDRN, quando aplicado em preparação aos procedimentos, ainda ajuda a acelerar a cicatrização e a tornar o pós muito mais tranquilo. Também pode ser aplicado no couro cabeludo para estimular a proliferação celular no bulbo capilar, assim acelerando o crescimento dos fios, que também se tornam mais fortes, grossos e saudáveis”, acrescenta.
Lipocube: A gordura como substância injetável não é uma novidade. Mas, recentemente, sua utilização sofreu evoluções significativas graças a um novo dispositivo conhecido como Lipocube, que alterou a maneira como a gordura é coletada e tratada e ainda agregou novas indicações à substância. “O Lipocube é um pequeno cubo que permite que a gordura, que é coletada no próprio consultório sob efeito de anestesia local, seja transformada em um material rico em células-tronco e fatores de crescimento com propriedades rejuvenescedoras e regeneradoras da pele e tecidos”, diz o Dr. Renato Soriani. Além de excluir a necessidade de lipoaspiração, o Lipocube também nos permite realizar um rejuvenescimento global da face, tratando todos os fatores envolvidos no processo do envelhecimento do rosto, da reabsorção óssea e dos compartimentos de gordura até a perda da qualidade da pele. “Isso é possível graças a capacidade do dispositivo em quebrar a gordura em diferentes tamanhos dependendo da necessidade. O maior tamanho das moléculas de gordura (mili) é ideal para combater a reabsorção óssea, repor compartimentos profundos de gordura e devolver estruturação ao rosto. Já o tamanho intermediário (micro) é utilizado para preencher sulcos abaixo dos olhos e o bigode chinês, por exemplo. As menores partículas de gordura (nano) são usadas de maneira mais superficial na derme para conferir firmeza, reduzir rugas e melhorar a qualidade e o aspecto da pele”, destaca o médico, que acrescenta que a gordura tratada com o Lipocube também pode ser utilizada para rejuvenescer colo e pescoço, combater estrias, acelerar a cicatrização de feridas e melhorar a aparência de cicatrizes já formadas.
Exossomas: Ainda utilizados de maneira tímida no Brasil, os Exossomas são pequenas vesículas secretadas por diversas células que possuem um elevado poder regenerativo. “Tratamentos como exossomas podem ser usados após as tecnologias para amplificar a resposta de estímulo de colágeno”, explica a Dra. Lilian Brasileiro. Além disso, podem ser usados também no couro cabeludo. “Os Exossomas contêm informações que induzem a ativação das células-tronco residentes no couro cabeludo, assim promovendo a tão sonhada regeneração capilar. Essas vesículas são obtidas por meio de cultura celular, que é processada para filtragem e separação. O produto desse processo é então injetado no couro cabeludo através de intradermoterapia ou drug delivery”, destaca o Dr. Danilo Talarico.
Blends injetáveis: Outra grande tendência no universo das substâncias injetáveis é a combinação de diferentes substâncias já consagradas na mesma seringa, o que não apenas acelera a realização do procedimento, mas também potencializa resultados graças a ação sinérgica das substâncias. Um exemplo poderoso é a combinação entre skinbooster e bioestimulador de colágeno para revitalizar e rejuvenescer a pele. “O ácido hialurônico injetável de baixa densidade, popularmente conhecido como skinbooster, tem capacidade de reter água e melhorar a hidratação da pele sem promover volume. Já os bioestimuladores de colágeno são substâncias de hidroxiapatita de cálcio que estimulam células do organismo chamadas de fibroblastos a produzirem novas fibras de colágeno. Então, quando associamos essas duas substâncias na mesma seringa e injetamos esse blend na pele, criamos um meio favorável para as células produtoras de colágeno, pois uma pele bem hidratada, que é proporcionada pelo ácido hialurônico, responde melhor a ação dos bioestimuladores”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Essa associação poderosa é indicada principalmente para pacientes que possuem uma pele mais fina e desidratada e pode ser aplicada na face, mãos e pescoço. Como resultado do tratamento, a pele torna-se mais firme e hidratada, além de ser possível notar redução das rugas finas. “Os efeitos surgem após cerca de 30 dias, mas observamos melhora por até 6 meses depois do procedimento”, completa a médica.
FONTES:
DRA LILIAN BRASILEIRO: Médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. É coordenadora e palestrante em eventos como Congresso Brasileiro de Dermatologia, Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica e Medical Technology Congress, sobre tratamentos capilares e laser, além de autora de um capítulo do livro Cirurgia Dermatológica Cosmiátrica e Corretiva, publicado no Brasil, sobre rejuvenescimento, dermatologia clínica, laser e tecnologias. CRM 156908 | Instagram @lilianbrasileiro.dermato
DRA. CLÁUDIA MERLO: Médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Diretora da Clínica Cláudia Merlo. Instagram: @dra.claudiamerlo
DR. DANILO S. TALARICO: Médico Graduado há 15 anos pela PUC-Campinas, autor de livros, artigos médicos e estudos de pesquisa inovadores para a medicina, Professor do Instituto Lapidares dos cursos de Tricologia e Transplante Capilar (Cirurgia Capilar). Speaker Científico e Adviser Científico de Indústrias Farmacêuticas e Indústrias de Tecnologias Médicas. Pós-graduado em Dermatologia Clínica-Cirúrgica, Transplante Capilar e Tricologia Médica, Medicina Estética e Perícia Médica. CRM: 135.299-SP. Instagram: @drdanilotalarico
DR. RENATO SORIANI: Dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Mestre em Dermatologia pela USP e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2017-2021), o médico é CEO da Renascence Dermatologia (Ribeirão Preto/SP) e Key Opinion Leader nacional e mundial de marcas como INMODE, Entera, DEKA e LMG, além de atuar como coordenador e palestrante em congressos nacionais e internacionais. CRM 121106 | Instagram @renatosoriani.dermato
”Esse texto é um oferecimento de NOWMED.
NowMed é uma plataforma revolucionária que conecta usuários a profissionais de saúde, laboratórios, farmácias, centros de vacinação e outros serviços médicos. Sem mensalidade, você paga apenas quando utiliza. Atendimento rápido, sem filas. Os preços acessíveis da NowMed tornam a saúde mais prática a todos.”
- Neste artigo:
- bem-estar,
- NowMed,
- RevistaGLMRM,
- Saúde,