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maquiagens

Um estudo inédito detectou a presença de altos níveis de substâncias tóxicas em 52% dos 231 produtos de maquiagem comprados nos Estados Unidos e Canadá. A pesquisa, publicada na revista “Environmental Science & Technology Letters”, aponta que os níveis mais altos de substâncias tóxicas estavam presentes em bases (63%), rímel à prova d’água (82%) e batom de longa duração (62%). Os detalhes desse estudo estão no “No PFAS in Cosmetics Act” (ou “ato contra PFAS em cosméticos”), apresentado na Câmara e no Senado dos EUA .

“PFAs são produtos químicos feitos por seres humanos e que podem se acumular nos corpos com a passagem do tempo. Eles estão relacionados ao câncer, problemas na tireoide, no fígado, infertilidade e desequilíbrio hormonal.”

Susan Collins, senadora republicada no Maine

O estudo ainda descobriu que cerca de 88% das maquiagens testadas não divulgavam essas informações em seus rótulos, embora essa transparência seja uma exigência do “Food and Drug Administration”, agência reguladora responsável pelo controle de qualidade dos produtos consumidos nos Estados Unidos. “O PFAS mais comum é o politetrafluoretileno, o ingrediente mais conhecido como Teflon, ou revestimento de panelas. No entanto, ao todo, identificamos 13 produtos químicos PFAS diferentes em mais de 600 produtos de 80 marcas”, disse David Andrews, cientista sênior na pesquisa como parte do Grupo de Trabalho Ambiental (EWG).

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Em resposta ao estudo, publicado na revista “Environmental Science & Technology Letters”, a Personal Care, associação comercial de beleza dos Estados Unidos, disse que aguarda “uma revisão científica interna” antes de comentar o caso.

Pensando em priorizar produtos veganos, orgânicos, sem testes em animais, tecnológicos, com embalagens recicláveis ou biodegradáveis, as principais marcas de maquiagem já se movem para agradar os clientes, que buscam clareza na hora de consumir produtos do mercado. A prova da força deste mercado? Um relatório realizado pela Grand View Research mostrou que o mercado global orgânico de cuidados pessoais deverá atingir US$ 25,11 bilhões até 2025. A ideia é que o faturamento dobre em seis anos.

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