Outubro Rosa
Getty Images

Câncer de mama: 40% das mulheres na idade recomendada não fizeram exame de rotina, afirma coordenadora do Inca

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 e divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde, chamou atenção para a importância das mulheres procurarem ajuda desde os primeiros sinais do câncer de mama. “O profissional de saúde também deve estar preparado para esclarecer e encaminhar essa mulher para as unidades adequadas”, alertou a coordenadora de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Liz de Almeida. “A pesquisa mostrou que cerca de 40% das mulheres na faixa etária recomendada não fizeram o exame de prevenção nos dois últimos anos antes da pesquisa. Diante desse resultado, precisamos nos perguntar por que isso acontece. A mulher não estava informada ou ela não teve acesso ao exame?”, questionou a profissional

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.

Instituto Nacional de Câncer (Inca)

O câncer de mama representa cerca de 24,5% entre os tipos de tumores diagnosticados no Brasil. “Câncer de mama é uma doença que está bastante presente na sociedade. E, por isso, é muito estudado no meio científico, com tratamentos altamente eficientes. Por isso, não é preciso ter medo do diagnóstico, pois não é uma sentença de morte”, destaca o mastologista Marcelo Bello, diretor do Hospital de Câncer III, especializado no tratamento da doença.

Outubro Rosa
Foto: Reprodução/Pexels
Você também pode gostar