Weleda e Lapagarden se unem na Semana de Arte, Design e + da Casa Conteúdo para promover práticas conscientes e sustentáveis no design
No interior de São Paulo, um projeto de paisagismo se destaca não apenas pela beleza, mas pela história que carrega. A quinta onde Carlos Leandro, renomado paisagista e fundador do Lapagarden, reside é mais do que um refúgio; é um ateliê vivo onde o cotidiano se funde com a criatividade.
Na mesma região, a Weleda, marca centenária e referência mundial em medicamentos antroposóficos e cosméticos naturais, cultiva suas plantas medicinais conforme os princípios da agricultura biodinâmica — que pode ser comparada à agricultura regenerativa. O método orgânico se concentra na saúde do solo e considera o espaço de cultivo como um organismo vivo, com os ciclos naturais. Ou seja, integra práticas de plantio respeitando o ritmo da natureza para buscar não apenas a alta qualidade em seus insumos, mas o fortalecimento dos ecossistemas agrícolas, visando à sustentabilidade a longo prazo. O sítio em São Roque foi escolhido para ser um dos seis jardins Weleda em todo o mundo.
Para o paisagista, este espaço único, situado em uma área de Mata Atlântica preservada, serve tanto como moradia quanto como escritório, permitindo que cada aspecto do ambiente inspire e influencie o trabalho do paisagista. O conceito de “Ateliê Vivo” reflete a filosofia de que a interação diária com o espaço pode gerar ideias inovadoras para cada cliente.
A Weleda, que tem suas raízes na antroposofia — uma filosofia que vê o ser humano como parte integrante da natureza — encontrou no “Ateliê Vivo” uma identificação natural. Assim como o trabalho de Carlos Leandro, a Weleda se propõe a cocriar a partir da natureza, oferecendo soluções que respeitam e promovem a harmonia entre corpo, mente e meio ambiente.
A quinta de Carlos Leandro é um testemunho vivo do impacto que o ambiente pode ter sobre o trabalho e a inspiração, mesmo em outros cantos, até no meio de uma grande cidade.
O paisagismo é, sem dúvida, uma forma de arte que requer paciência, técnica e sensibilidade. Para a quarta edição da Semana de Arte, Design e +, o Lapagarden assume mais um desafio: revitalizar o jardim da Casa Conteúdo — um centro de tendências e eventos em que empresas e parceiros se conectam por meio de experiências únicas —, transformando-o em um verdadeiro oásis no meio de São Paulo: o “Ateliê Vivo”.
Dentro desse contexto de criatividade e respeito ao meio ambiente, a sinergia entre a Weleda e o projeto de Carlos Leandro, em São Roque e na Casa Conteúdo e seus parceiros, reflete a busca por um equilíbrio entre o bem-estar humano e o respeito ao meio ambiente — uma fusão entre o natural e o criado.
- Neste artigo:
- bem-estar,
- corpo e alma,
- Modo de Vida,
- RevistaGLMRM,
- weleda,