O Carnaval de rua de São Paulo vem ganhando mais adeptos e força à cada ano que passa. Neste ano, a folia paulistana promete estar mais fervida do que nunca, com blocos bem ecléticos para todos os gostos e estilos. Abaixo, Glamurama listou os dez blocos mais inusitados que vão ocupar a capital paulista a partir desta quarta-feira.
UNIDOS DO INCONSCIENTE
Criado ano passado por Ana Karlik, Camila Brasiliano, Kleber Araújo, Ludmila Frateschi, Márcio Assis e Rodrigo Veinert, o bloquinho tem a missão de carnavalizar a psicanálise com paródias de marchinhas clássicas, além de canções originais. Aberto a todos – mas especialmente para aqueles que adoram liberar as loucuras do inconsciente, “aquela galerinha bagunçada” -, o intuito do bloco é recuperar e celebrar a alegria das coisas simples da vida e libertar-se de amarras sociais. “Com a ideia de que pensar não é a única maneira de existir, a gente quer brincar muito no Carnaval”, é o lema do Unidos do Inconsciente.
Quando: Sábado (3/Fev) – 9h
Ponto de Partida: Praça Professor Lauro Travassos, Perdizes
+www.facebook.com/unidosdoinconciente
UNIDOS DA RUA
Há três anos que o Bloco Unidos da Rua anima São Paulo e em 2018 entra em cena com uma bateria formada por moradores de rua, o que faz dele o mais democrático e inclusivo de todos.
Quando: Terça-feira (13/Fev) – 12h30
Ponto de Partida: Rua Manoel Dutra, 498 – Bela Vista
+www.facebook.com/UnidosdaRua
Assista abaixo um dos ensaios da bateria.
PAGU
Criado por Mariana Bastos e Thereza Menezes, o bloco exalta a igualdade de gêneros e liberdade individual da mulher. Com bateria 100% feminina, as intérpretes cantam clássicos da MPB que se tornaram famosos por meio de intérpretes importantes, de Carmem Miranda a Elis Regina, passando por Marisa Monte, Gal Costa, Maria Bethânia, Dona Ivone Lara, Rita Lee, Alcione, Beth Carvalho, Baby do Brasil, Margareth Menezes e Elba Ramalho.
Quando: Terça-feira (13/Fev) – 15h
Ponto de partida: Largo Pátio do Colégio – Centro
+www.facebook.com/BlocoPagu
FRANCISKRYSHNA
Bloco de carnaval dedicado a São Francisco de Assis e Krishna, criado após os organizadores perceberem que o mantra Lokah Samastah e a oração de São Francisco dizem a mesma coisa, e que dava para fazer carnaval com isso. Saem pelas ruas de São Paulo cantando mantras, músicas de devoção e cultura de paz em ritmo carnavalesco, em uma folia matutina que reúne crianças e adultos com café da manhã coletivo e “todo mundo trazendo algo bom de si para oferecer”.
Quando: Sábado (17/Fev ) – 9h
Ponto de partida: Praça Rio dos Campos, Perdizes
+www.facebook.com/BlocodoFranciskryshna
BLOCO EMO
Que tal um cavaco chorando com My Chemical Romance, Billie Joe Armstrong em ritmo de samba, Nx Zero na cuica e Fresno nos tamborins? O Bloco Emo, realizado pela Agência Pindorama, estreia em 2018 com muito Paramore, Simple Plan, Strike, Restart, Cine e 30 Seconds To Mars. Dica: traga o lencinho!
Quando: Segunda-feira (12/Fev) – 15h
Ponto de partida: Rua Barra Funda, 630 – Santa Cecília
Ingressos à venda aqui.
BLOCO 77 – OS ORIGINAIS DO PUNK
Quem acha que rockeiro foge de Carnaval, precisa conhecer a galera do Bloco 77 – Os Originais do Punk. Influenciado pelo punk rock, o bloco carnavalesco não abandona suas raízes hardcore e coloca todo mundo para dançar ao som dos clássicos desse estilo, tocados em ritmo de marchinha.
Quando: Sábado (10/Fev) – 15h
Ponto de partida: Rua Simão Alvares 366
+www.facebook.com/OsOriginaisdoPunk