O branco cerimonial das Filhas de Gandhy será uma das principais atrações deste sábado no Circuito Batatinha, no Pelourinho, em Salvador. A concentração acontece na Rua Gregório de Mattos, a partir das 19h. Com 36 anos de história, o afoxé foi criado para ser referência feminina no estilo de desfile e postura quase litúrgicos desenvolvidos há mais de seis décadas pelo seu equivalente masculino, os Filhos de Gandhy.
O que era uma tentativa de dar vez nos desfiles carnavalescos às esposas, mães e amigas dos integrantes dos Filhos de Gandhy, passou a ser mais uma arma a favor da defesa dos direitos femininos, seja na indumentária, nos vocais – sempre femininos – ou na dança ritual. O desfile é marcado pela mensagem de luta pelo empoderamento feminino na festa de Momo, como uma forma de denunciar a violência contra a mulher na folia.
Serão 700 associadas desfilando pelas ruas e ladeiras do Centro Histórico, embaladas por um cortejo de percussionistas – apenas mulheres. O Carnaval das Filhas de Gandhy também passa pelo Circuito Dodô (Barra/Ondina) na segunda-feira e na terça-feira no Circuito Osmar (Centro), ambos com concentração às 15h.
- Neste artigo:
- Carnaval,
- Carnaval 2017 Salvador,
- Filhas de Gandhy,
- salavador,
- salvador cidade musica,