No próximo dia 14 a loja dpot, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, será palco do lançamento do livro “Sergio Rodrigues/Designer”, editado pela BEĨ e que tem como principal objetivo esmiuçar o trabalho de um dos designers mais icônicos do país. Organizado por Baba Vacaro – que também assina os textos – e Fernando Mendes, com ensaio fotográfico de Fernando Laszlo, a obra pretende contextualizar a produção de Sergio Rodrigues no cenário de modernização do móvel brasileiro e internacional, além de apresentar um recorte dela sob a perspectiva do desenho, agrupando alguns conjuntos de soluções de projeto segundo seus principais aspectos formais e construtivos.
Quando desenhou a poltrona Mole, um ícone do design, por exemplo, Sergio contava que rabiscou também um boneco largado, deitado no móvel. Imediatamente pensou: “Isso vai dar certo”, porque percebeu que o boneco estava “contente” ali. Essa pequena passagem resume a forma como o designer trabalhava: criava personagens e imaginava histórias para cada peça, que pouco a pouco se apropriavam do produto.
O livro ainda aborda a importância do conhecimento que o designer detinha dos meios de fabricação e de representação, os detalhes construtivos, o móvel no espaço arquitetônico e também a presença da figura humana que, além de proporcionar a percepção da escala da peça, representa a intenção do designer, indica o “modo de usar” e, muitas vezes, propõe uma narrativa que vai além do produto. Must have!
Serviço
Local: dpot – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 479
Data: 14.12
Horário: das 18h às 21h
Aberto ao público.
- Neste artigo:
- Baba Vacaro,
- bei editora,
- Designer,
- Dpot,
- Fernando Laszlo,
- Sergio Rodrigues,