Publicidade

São Paulo é a cidade que nunca para, e quando o assunto é arte, a metrópole engloba os melhores e mais criativos eventos do país. Por isso, Glamurama fez um roteiro das exposições e mostras que acontecem na capital durante os primeiros meses do ano. De coletivas underground à grandes mostras como a de David Bowie, siga as dicas, culturette!

Produção de Rafael França é tema de exposição na Galeria Jaqueline Martins

Rafael França em still de vídeo

A Galeria Jaqueline Martins apresenta a exposição “Prelúdios: Rafael França”, com obras do artista Rafael França (1957-1991) e curadoria de Vitor Butkus. O artista teve participação fundamental nas experiências que aproximaram arte e tecnologia nas últimas décadas do século 20 no Brasil. Na seleção de obras, peças gráficas produzidas em São Paulo entre 1978 e 1981 e vídeos realizados entre 1982 e 1991, época em que o artista viveu em Chicago, nos EUA, além de documentos e anotações processuais de França. A seleção é um recorte que sinaliza momentos de transição na produção do artista. Se você não conhece o trabalho dele, play no vídeo.

*Serviço: 12 de fevereiro a 15 de março na Galeria Jacqueline Martins – Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, Pinheiros.
Mais informações no www.galeriajaquelinemartins.com.br.

Com curadoria de Agnaldo Farias, Carbono Galeria inaugura coletiva com arquitetura como tema

Projeto de Joubert Lancha

A Carbono Galeria inaugura no dia 4 de fevereiro a exposição “Estudos, Esboços e Ensaios Poéticos Sobre Arquitetura e Territórios Afins”, com curadoria de Agnaldo Farias. A mostra, que exibe obras inspiradas na arquitetura, conta com a participação tanto de artistas plásticos – como Guto Lacaz e Regina Silveira -, quanto de arquitetos como Joubert Lancha e Ruy Ohtake.

*Serviço: 5 de fevereiro a 15 de março na Carbono Galeria – Rua Joaquim Antunes, 59, Pinheiros.
Mais informações no www.carbonogaleria.com.br.

5ª edição da Mostra SP de Fotografia ocupa Vila Madalena com obras de vários artistas 

Foto dos protestos de São Paulo na 5ª edição da Mostra SP de Fotografia

A 5ª edição da Mostra SP de Fotografia reverencia a capital paulistana com exposições em diversos pontos da Vila Madalena para mostrar um olhar fotográfico sobre a cidade. O projeto é uma realização da DOC Galeria e ainda conta com diversos projetos paralelos, como o lançamento da Academia Paulista de Fotografia, um workshop da agência Magnum Photos, que, pela primeira vez, visita oficialmente o Brasil. Na programação estão confirmadas noites de projeção, ciclos de conversas e até um rali fotográfico! Entre os fotógrafos convidados figuram nomes como Bubby Costa, Carlos Moreira, German Lorca, Tuca Reinés, Jorge Bodanzky, Ed Viggiani, Claudia Guimarães, Claudia Jaguaribe, Lucas Lenci, Lalo de Almeida, Márcio Távora, coletivos Trema e Selva SP, Felipe Russo, Ricardo Barcellos, Mauricio Lima, Paulo Vainer e outros.

*Serviço: 25 de janeiro a 23 de fevereiro. A DOC Galeria fica na rua Aspicuelta, 662, na Vila Madalena.
Mais informações: www.mostrasaopaulodefotografia.com.br.

Exposição no Paço das Artes traz destaques da coleção de arte contemporânea de Sérgio Carvalho

“Pretexto para te encontrar” de Flávio Cerqueira

A exposição “Duplo Olhar – Um recorte da Coleção Sérgio Carvalho” apresenta mais de uma centena de obras de arte contemporânea pertencentes ao advogado Sérgio Carvalho, selecionadas pela curadora Denise Mattar. Ao longo dos anos, o colecionador formou um significativo conjunto de obras que reúne importantes artistas brasileiros de todas as partes do Brasil. Seu olhar, atento e amoroso, ajudou a construir algumas dessas carreiras e ele continua a apoiar novos artistas: serão apresentados 116 trabalhos de diferentes mídias e artistas de faixas etárias diversas. Entre eles, Regina Silveira, Nelson Leirner, Emmanuel Nassar, Iran do Espírito Santo, Barrão, José Rufino, Delson Uchôa, Hildebrando de Castro, Rochelle Costi, Lucia Koch, Marcos Chaves, Mauro Restiffe, Rubens Mano, Marcelo Silveira, Jonathas de Andrade e Rodrigo Braga. Um catálogo com todas as obras da exposição, textos e biografias dos artistas será lançado no final de março, juntamente com um debate sobre a coletânea.

*Serviço: de 25 de janeiro a 6 de abril no Paço das Artes – Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária.
Mais informações: www.pacodasartes.org.br.

Exposição “David Bowie” revela o universo do astro inglês ao Brasil no MIS

Exposição David Bowie no MIS

A exposição “David Bowie” traz ao Brasil uma retrospectiva da carreira do músico e artista inglês e mostra todas as facetas do cameleão do rock. Originalmente organizada pelo Victoria & Albert Museum de Londres, a mostra chegou a São Paulo depois de ter passado pelo Canadá. Nela é possível entender porque Bowie revolucionou o pop e a vida de jovens do mundo inteiro nos anos 60, 70 80. Para completar a programação, o MIS irá organizar diversos eventos paralelos, como uma mostra de todos os filmes com a participação Bowie, o lançamento do livro “David Bowie”, em parceria com a editora Cosac Naify, além de uma atração especial: o Studio David Bowie, um karaokê para o público cantar sucessos do músico inglês e depois assistir a performance no site www.estudiomis.org.br.

*Serviço: de 31 de janeiro a 20 de abril no MIS – Avenida Europa, 158, Jardim Europa.
Mais informações: www.mis-sp.org.br.

Francisco Hurtz critica o modelo de masculinidade na exposição “Locker/Room”

Uma das peças da mostra do artista Francisco Hurtz

Francisco Hurtz apresenta a exposição “Locker/Room”, no Epicentro Cultural. Na mostra, que teve início em dezembro de 2013, o artista paulistano discute os códigos sociais que legitimam a masculinidade e sua restrita linha de conduta, que é aprovada pelo olhar da sociedade. Na mostra é apresentada uma série de desenhos, pinturas e uma gravação em placa de trânsito na qual o artista explora um mundo masculino através de grupos de rapazes em vestiários, banhos, brincadeiras e até um momento íntimo de um indivíduo fardado. “A figura do homem é uma construção social. O modelo de masculinidade é passado há gerações por em pequenos rituais cotidianos que, na maioria das vezes, passam despercebidos”, diz o artista.

*Serviço: até o dia dia 28 de fevereiro no Epicentro Cultural – Rua Paulistânia, 66, Sumarezinho.
Mais informações: www.epicentrocultural.com.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter