Publicidade
Capa do livro “Coleções de Artistas” e detalhe da coleção de caixas de fósforos de Marcius Galan || Créditos: Divulgação
Capa do livro “Coleções de Artistas” e detalhe da coleção de caixas de fósforos de Marcius Galan || Créditos: Divulgação

Já imaginou como deve ser a casa de um artista plástico com sua coleção particular de artes e outros objetos? E pensar mais além: como tudo que ele coleciona influencia na criação de sua própria arte. Foi pensando nesses questionamentos e na vontade de entrar na vida pessoal de diversos artistas brasileiros que a BEI Editora lança nesta terça-feira o livro “Coleções de Artistas”, da jornalista e curadora de arte Nessia Leonzini.

A publicação tocou a campainha da casa de Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Antonio Manuel, Barrão, Daniel Senise, Iran do Espírito Santo, Jarbas Lopes, Jeanete Musatti, Marcius Galan, Marcos Chaves, Marepe, Miguel Rio Branco, Paulo Bruscky, Rivane Neuenschwander, Rochelle Costi, Rosângela Rennó e Waltercio Caldas e todos eles ainda escrevem em primeira pessoa explicando suas coleções e inspirações.

“A ideia surgiu em 2012, quando vi uma mostra de desenhos do Dan Flavin. O foco da exposição eram os desenhos preparatórios para as esculturas em tubos de luz fluorescente e incluía também sua coleção pessoal de paisagens americanas da Hudson River School, no século 19. Depois da minha segunda visita, entendi porque Flavin, um ícone do minimalismo, amava tanto essas cenas do passado: o que o atraía era a forma como elas representam a luz. A coleção pessoal do artista oferecia uma entrada única em sua linguagem”, afirma Nessia.

A partir deste olhar, Nessia captou algumas curiosidades. Para muitos artistas, a relação entre coleção e trabalho é direta. Como para Paulo Bruscky, que recolhe coisas comuns que depois usa em esculturas ou colagens. Para outros, a conexão é antagônica, como no caso da artista conceitual Anna Bella Geiger, que tem uma extensa coleção de garrafas de vidro azuis de formas variadas, que vão de um cisne a um rebuscado frasco de perfume, em oposição à rigidez de sua filosofia de trabalho.

Outro ponto é a reciprocidade entre os artistas: alguns deles têm entre suas coleções obras de outros artistas, como Adriana Varejão, Antonio Dias, Antonio Manuel, Daniel Senise, Iran do Espírito Santo, Marcos Chaves e Rivane Neuenschwander, muitos trocam objetos e se presenteiam.

O lançamento da publicação, que conta com 298 páginas e custa R$90, vai acontecer na Galeria Luisa Strina, em São Paulo. Vai lá!

[galeria]4497959[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter