Publicidade
Deco Adjiman Rosa do chão, 2024 madeira, barbante e pedras Edição: única 105 cm diâmetro Crédito e imagem: Ana Aliaga

A Luis Maluf Galeria apresenta, a partir de 19 de outubro, a exposição “De tudo fica um pouco”, assinada pelos artistas Mônica Ventura e Deco Adjiman, na unidade Jardins, em São Paulo. Com curadoria de Ana Carolina Ralston, a mostra traz reflexões sobre ancestralidade e a passagem do tempo, abordando o entrelaçamento desses temas com a transformação da matéria.

Mônica Ventura explora a ancestralidade por meio de pinceladas e formas tridimensionais, em obras que conectam passado e presente. Destaque para sua série Alteia, inspirada nos Zangbetos, guardiões vodu dos cultos iorubá, que carregam significados espirituais e de proteção. “A artista antropomorfiza sua linguagem, levando-nos a questionar os estereótipos que habitamos e replicamos”, explica a curadora.

Já Deco Adjiman, cuja arte é fortemente influenciada pela literatura, apresenta trabalhos que trazem elementos naturais coletados em suas jornadas. Na obra que dá nome à exposição, “De tudo fica um pouco”, ele utiliza antigas enciclopédias preenchidas com folhas secas, representando a passagem do tempo e a possibilidade de transformação de objetos aparentemente esquecidos. Outra peça, “Coleção de chão”, composta por 54 frascos com materiais sedimentares, reflete sobre território e memória.

A exposição estará em cartaz até o dia 7 de novembro, destacando o diálogo entre arte, ancestralidade e natureza, em uma narrativa visual e poética que conecta o passado com o presente.

Serviço
Título: “De tudo fica um pouco”
Artistas: Mônica Ventura e Deco Adjiman – @mo_ventura @decoadjiman
Curadoria: Ana Carolina Ralston
Local: Luis Maluf Galeria (Jardins) – @luis_maluf
Abertura: 19 de outubro – das 12h às 16h – Visita guiada às 14h
Período expositivo: 21 de outubro a 7 de novembro
R. Peixoto Gomide, 1.887 – Jardins, São Paulo

Instagram

Twitter