Um encontro com as mulheres mais importantes do empresariado brasileiro. Esse foi o Fórum de Mulheres Líderes, que aconteceu entre os dias de 17 a 20 deste mês, em Anguilla, no Caribe. O encontro, que contou com a participação de 25 empresárias brasileiras, reafirmou a importância da gestão feminina para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, revelou que as características femininas que contribuem para o desenvolvimento de negócios são intuição, sensibilidade, espiritualidade, emoção, interação e flexibilidade, de forma construtiva e educativa. Segundo ela, as mulheres são atentas aos detalhes, conduzem com simplicidade, criam vínculos, estabelecem comunicação olho no olho e mantêm-se alinhadas às equipes constantemente.
De acordo com estudo do Fórum, as empresas com mais equilíbrio de gênero nas posições executivas têm melhor desempenho financeiro. Empresas com maior representação de mulheres líderes têm aumento de 56% no EBIT – lucro antes de juros e impostos, e 41% no ROE – retorno sobre o patrimônio -, de acordo com pesquisa da McKinsey & Company, consultoria empresarial.
Empresas europeias com maior proporção de mulheres em cargos de liderança tiveram aumento de 64% no valor de suas ações ao longo de um período de dois anos contra 47% dos não o fizeram.
Vale lembrar que as mulheres ocupam 24% dos cargos de liderança no mundo, enquanto no Brasil respondem por 23% das posições da alta gestão. Siga a galeria e confira o registro das poderosas em Anguilla.
[galeria]995901[/galeria]
- Neste artigo:
- anguilla,