A arte brasileira está em alta em Nova York durante este mês. Para se ter uma ideia, artistas nacionais poderão ser vistos em 20 diferentes eventos, galerias e museus na cidade. Entre os nomes, Ernesto Neto e Janaina Tschäpe (mezzo alemã), que estarão na Frieze NY, Lygia Pape e Hélio Oiticica no The Jewish Museum, Tunga na galeria Luhring Augustine e Vik Muniz na galeria Sikkema Jenkins & Co. Além de, claro, Lygia Clark, no MoMA, com a megaexposição “Lygia Clark: O Abandono da Arte, 1948-1988″.
Aproveitando esta fase, o projeto “Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad”, parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, vai realizar um evento que celebra a arte brasileira em NY com o debate “BR in NY: Art in Focus”, também no MoMA, que será mediado por Sérgio Bessa, diretor do Programa Curatorial e Educativo do Bronx Museum e com participação de Luiz Pérez-Oramas, curador de arte latino-americana do MoMA, Mary Sabbatino, sócia da Galerie LeLong, e Pablo León de La Barra, curador de arte latino-americana do Guggenheim.
Depois do debate, os participantes poderão fazer uma visita guiada que vai dar acesso à exposição de Lygia Clark antes da abertura oficial, no dia 10 de maio, e de um cocktail com áudio performance do artista carioca Daniel Perlin. Para marcar na agenda!
[galeria]685822[/galeria]