Quem vê a performance de Michael Jackson no clipe de “Smooth Criminal” certamente se pergunta como é que ele conseguia fazer o passo moonwalk. A ajudinha dele? Além de excelente dançarino, Michael era um inventor gabaritado e desenvolveu, com dois designers americanos, o sapato “anti-gravidade” para realizar a mesma coreografia do vídeo em seus shows ao vivo.
A execução do moonwalk, que é a assinatura de Michael, foi possível graças a uma patente registrada por ele de um sapato que permite se inclinar além do seu centro de gravidade. O segredo está no calcanhar, que é seguro por várias faixas, e o salto é o pulo do gato: tem mecanismo que pode ser acionado pelos dançarinos, que trava os pés em uma pequena plataforma embaixo do palco.
Os registros das patentes, que contêm a assinatura de Michael, estão numa exposição organizada no Arquivo Nacional, em Washington, chamada “Making Their Mark: Stories Through Signatures”. Ah, e mostra outras assinaturas icônicas de personagens como George Washington e Thomas Jefferson. Aproveitando a deixa: relembre o astro e sua marca registrada.
Patente dos EUA 5255452 A: “Método e meios para a criação de anti- gravidade ilusão”
Patente dos EUA 5255452 A: “Método e meios para a criação de anti- gravidade ilusão “
- Neste artigo:
- design,
- Michael Jackson,
- moonwalk,
- patente,
- USA,