O Doodle do Google, uma versão modificada do logotipo do site, que mudou na madrugada desta sexta-feira, é uma forma de protesto contra as lei anti-homossexuais da Rússia. As competições na Olimpíada de Inverno começaram nessa terça-feira em Sochi, mas a cerimônia de abertura será nesta sexta. O Google exaltou a Carta Olímpica, criada em 1894 por Pierre de Coubertain, para nortear os princípios e valores do espírito olímpico. A imagem mostra seis esportes disputados no frio -esqui, hóquei, curling, bobsled, patinação artística e snowboard- usando as cores similares as do site oficial do evento formando um arco-íris, símbolo do orgulho gay.
A menção sobre igualdade não é à toa. A preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno tem sido marcada por protestos contra a polêmica envolvendo a lei anti-gays russa, que proíbe “promover a homossexualidade” a menores de idade no país sede dos jogos. Assinada pelo presidente Vladimir Putin, a lei prevê que até mesmo estrangeiros sejam presos e multados. Isso vem provocando perseguição e ódio a gays do país.
* Em um discurso para o Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu nessa quinta-feira, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, manifestou-se contra os ataques à comunidade LGBT. Ele afirmou que muitos atletas profissionais , gays e heterossexuais, estão se manifestando contra o preconceito. Isso aí.
- Neste artigo:
- DOODLE,
- google+,
- JOGOS DE INVERNO,
- OLÍMPIADAS DE INVERNO 2014,
- Russia,
- Vladimir Putin,