O que Lily Safra tem em comum com a Copa do Mundo de 2014 no Brasil? Embora um esporte tão popular quanto o futebol não pareça fazer parte do dia a dia de uma socialite internacional como Lily, será graças às atividades filantrópicas dela que um adolescente paraplégico dará o pontapé inicial no jogo de abertura do torneio mundial da Fifa, em junho deste ano.
Isso será possível graças ao projeto “Andar de Novo”, que envolve mais de 100 cientistas no desenvolvimento do exoesqueleto robótico que será controlado por sinais biológicos do cérebro do adolescente, permitindo que ele chute a bola. O projeto é coordenado pelo cientista Miguel Nicolelis, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), que patrocinou a iniciativa.
Lily e seu ex-marido, o banqueiro Edmond Safra, morto em 1999, criaram o IINN-ELS assim que ele descobriu que sofria do mal de Parkinson. Hoje o instituto é uma das maiores autoridades do mundo no campo da neurociência, e continua sendo mantido pela bilionária brasileira, que também é uma das maiores contribuintes da Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research, criada pelo ator Michael J. Fox para estudar a cura da doença. (por Anderson Antunes)
- Neste artigo:
- copa,
- FIFA,
- futebola,
- lily safra,