Comida é cultura e Janka Babenco, filha do cineasta Hector Babenco, sabe muito bem disso. A moça está à frente da primeira edição da “Mostra Doc Gastronômica”, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro, com sessões gratuitas no Cine Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. A ideia é reunir documentários que têm a comida como ponto de partida, trazendo reflexões socioculturais, econômicas e afetivas.
No espanhol “Mugaritz B.S.O.”, o músico e diretor de cinema Felipe Ugarte cria uma trilha sonora para os pratos do premiado chef Andoni Aduriz; no alemão “Oma & Bella”, duas senhoras sobreviventes do Holocausto relatam suas memórias a partir dos pratos da infância; no norte-americano “Truck Farm”, fazendas urbanas são encontradas em plena Nova York; e o italiano “Focaccia Blues” conta, com muito humor, a história inacreditável do padeiro artesanal italiano que fez com que a gigante McDonalds fechasse as portas em Altamura, na região da Puglia, devido à concorrência.
Programinha perfeito: para assistir e depois sair para jantar. Confira a programação na página da mostra no Facebook e aproveite para assistir alguns dos trailers de documentários que estão na programação.
- Neste artigo:
- cinema,
- gastronomia,
- Janka Babenco,
- mostra doc gastronômica,