Publicidade

Embora já praticasse tênis, o diretor de criação da agência Africa, Ricardo Chester, não estava contente com o seu peso e começou a correr na esteira de casa. Era só o começo de uma grande paixão: correr maratonas. Chester compara a sensação de quando termina uma maratona com a de um astronauta quando pisa na Lua. Quer encarar esse desafio? Inspire-se nessa história!

Como você se tornou maratonista?

Estava me sentindo fora de forma e comecei a correr na esteira em casa, de 20 a 30 minutos, por minha conta. Até que cheguei a correr uma hora, o que correspondia a 10 km no meu ritmo. Em 2008 um sobrinho havia se inscrito em uma corrida de 10 km e não pôde participar, me deu o seu kit e fui para a minha primeira corrida fora da esteira; eram 20 mil pessoas na USP. Aí descobri um mundo diferente. Fui atrás do desafio, aumentando os percursos aos poucos, até chegar nos 42 km da maratona em um ano.

Você corre quantas maratonas por ano?

Houve anos em que cheguei a fazer três maratonas, mas não é recomendável. Uma maratona por ano é um bom numero, porque o treino ideal para uma maratona leva geralmente seis meses.

Qual a sua recomendação para quem quer se tornar um maratonista?

O mais importante é ter uma avaliação médica. O fato de ter condicionamento físico não quer dizer que você está saudável. O cara pode estar condicionado, mas com as artérias entupidas, por exemplo. Também indico começar pelas maratonas em locais frios, planos e de preferência com público, torcida. Maratonas que se encaixam nesses quesitos são as de Paris, Chicago, Berlim, Buenos Aires e Amsterdã.

Você começou o seu treino sozinho?

No começo sim, mas um dia fui a uma corrida no Rio de Janeiro e vi uma turma correndo junta de camisetas iguais, todos estavam rindo, se divertindo. Acabei entrando no grupo e temos uma assessoria para treinar. Mas, normalmente, no treino diário, prefiro correr sozinho. É um momento de reflexão. Essa é uma outra dica para quem vai começar: ter um treinador, uma assessoria, ou estudar nos sites e revistas especializadas, que normalmente têm boas planilhas de treino.

Com que frequência você treina?

De quatro a cinco vezes por semana. Durante a semana faço corridas de uma hora a uma hora e meia, quando dá: de manhã, na hora do almoço ou à noite. Aos sábados corro de duas a duas horas e meia. Saio cedinho para não atrapalhar a vida familiar. Quando volto meus filhos ainda estão dormindo.

* Quer saber mais sobre o Suzuki Jimny? Então clica: www.suzukiveiculos.com.br, curta www.facebook.com/suzukibr e siga no twitter @suzukiveiculos e no instragram @suzukibr!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter