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Em 2017, quando assumiu a S.I.N. como CEO, o executivo Felipe Leonard encarou a incumbência de acelerar o crescimento da empresa. Para dar conta da tarefa, colocou em prática uma gestão baseada em inovação, atendimento humanizado e excelência, com modelo de negócios orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o compromisso com a ética e a transparência.

Missão dada, missão cumprida. Com mais de vinte anos de existência e presença em trinta países, a S.I.N. é hoje uma das líderes mundiais em soluções odontológicas, entregando anualmente ao mercado mais de oito milhões de produtos, de implantes dentários a impressoras e scanners intraorais, dedicados a otimizar processos em seu setor.

A partir da pandemia, em 2020, o cenário, inicialmente desafiador, mostrou ser favorável aos negócios da empresa, e a S.I.N. viveu uma expansão em ritmo acelerado, o que aumentou a segurança e a confiança do time, incentivando as melhores performances em meio à crise. Com a crescente demanda, a empresa optou por aumentar sua capacidade fabril, investindo mais de R$ 100 milhões na expansão da fábrica, em São Paulo, além da abertura de novas unidades de negócios, espalhadas por todo o Brasil.

O crescimento pujante da organização a colocou na mira da Henry Schein, gigante norte-americana que é hoje a maior fornecedora de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo, adquirindo a S.I.N. em 2023.

Em entrevista exclusiva para o GLMRM, Leonard analisa o cenário do crescente mercado odontológico e revela como se destacou da concorrência nos últimos anos, além de revelar as maiores tendências do segmento. Confira:

 

A S.I.N. tem uma história marcada pelo crescimento acelerado e tecnologia de ponta. O que explica o grande sucesso da empresa?

Desde a criação da S.I.N. em 2003, estivemos ancorados em investimentos contínuos em inovação e desenvolvimento científico. Hoje, somos uma empresa global, com presença em todas as regiões do Brasil e em quatro continentes, sendo que toda nossa operação é amparada por pesquisas científicas realizadas nas principais universidades e faculdades de Odontologia ao redor do mundo, como Universidade de Gotemburgo (Suécia), Universidade do Michigan (EUA), Ku Leuven (Bélgica), New York University (EUA) e Universidade de São Paulo (Brasil), entre muitas outras.

Além disso, estamos sempre na vanguarda, oferecendo as soluções mais modernas para o mercado da Implantodontia, com práticas baseadas nos mais elevados padrões de qualidade.

Com isso, entregamos mais de oito milhões de produtos anualmente para o mercado. No segmento de implantes, contamos com a revolucionária e exclusiva Superfície Plus, que agiliza o processo de osseointegração, a partir da nanotecnologia.

Um ponto importantíssimo também é nossa cultura corporativa. Seguimos a filosofia Human to Human, com um olhar atento às emoções, necessidades e anseios das pessoas. Ou seja, visamos o propósito, sendo que as pessoas sempre vêm em primeiro lugar. Nossa filosofia está baseada no People First, com a valorização dos Colaboradores, Clientes e Parceiros.

 

O que está no radar da empresa, em termos de investimentos e expansão?

Este ano, finalizamos a ampliação de nosso parque fabril, com mais de R$ 100 milhões investidos nesse projeto. Além disso, em um comparativo com o ano passado, houve uma alta de 15% nas vendas. Até 2029, a previsão é dobrar, mais uma vez, o nosso faturamento.

O ano de 2023 representou um marco para a história da S.I.N., com a aquisição pela Henry Schein. Esta operação aconteceu graças a resultados extremamente positivos que alcançamos nos últimos anos. Só para ter uma ideia, basta dizer que a S.I.N. aumentou seu tamanho em aproximadamente dez vezes desde 2010, sendo que crescemos cinco vezes apenas nos últimos cinco anos. Além disso, crescemos nossa participação em todo o mundo. Como destaque, além do Brasil, temos os Estados Unidos, maior mercado global de implantes dentários, onde a marca vem experimentando um crescimento exponencial.

A integração da S.I.N. com a Henry Schein, além de motivo de imenso orgulho, abre novas oportunidades de expansão, assim como a possibilidade de incursionar em novas categorias de produtos e serviços, seguindo com o propósito de gerar mais sorrisos.

Em nosso DNA impera a lógica de tão logo concluirmos o lançamento de um produto, já estamos iniciando o processo para um próximo; enfim, sempre temos uma nova solução para apresentar aos nossos Clientes.

 

A S.I.N. é reconhecida no mercado por ser pioneira na inovação e recentemente recebeu a certificação Great Place To Work®. O que está por trás disso?

Na S.I.N., as práticas diárias são baseadas na fórmula “high-tech + high-touch” e este provavelmente é o nosso maior goal para o crescimento e o aumento da relevância da marca. Em primeiro lugar, somos experts em reconhecer as possibilidades associadas aos avanços tecnológicos e, assim, conseguimos cultivar uma cultura corporativa que nos permite aproveitar muito bem as oportunidades. Isso é especialmente importante diante da Odontologia Digital, que ganha terreno a passos largos e possibilita tratamentos mais rápidos e seguros, além de serem menos invasivos e economicamente mais viáveis. Já high touch diz respeito às práticas humanizadas para o encantamento diário de nossos Colaboradores, Parceiros e Clientes. Isso significa que cada interação é personalizada e o consumidor, por exemplo, é atendido em sua individualidade, obtendo o melhor serviço possível. Na S.I.N., valorizamos cada pessoa em toda a sua singularidade.

 

Como está sendo a experiência de estar nos Estados Unidos, o maior mercado de implantes dentários do mundo?

Muito positiva. Ingressamos neste mercado em meados de 2021 e atualmente, apenas três anos depois, atendemos os Clientes mais relevantes e as maiores redes odontológicas do país, com presença em todos os estados norte-americanos. Os Estados Unidos são hoje o principal mercado de exportação dos produtos da S.I.N.

 

Como você vê o cenário atual do segmento odontológico?

A implantodontia tem um potencial de expansão muito grande, já que se estima que mais de 4 bilhões de pessoas no mundo sofrem com pelo menos a falta de um dente. Mas, hoje, desse total, somente 20 milhões têm acesso a um tratamento de reabilitação oral. Com avanços como o uso de scanners intraorais, fotogrametria, impressão 3D, planejamento digital e cirurgias guiadas se difundindo, a tendência é termos tratamentos cada vez mais inclusivos. Esse será o futuro da área. Para completar, mesmo nos casos mais difíceis, quando são necessários o uso de biomateriais para substituição óssea ou de tecidos moles, os avanços continuam acontecendo a passos largos, para agilizar e facilitar os processos.

Além disso, a evolução da Inteligência Artificial (IA), somada à digitalização, deve impulsionar as transformações ao longo dos próximos anos, simplificando e automatizando o planejamento dos casos, impactando na produção de soluções protéticas temporárias ou definitivas, de forma cada vez mais imediata. Em resumo, o mundo odontológico tem tudo para continuar em crescimento acelerado, não só sob o ponto de vista da inovação, mas também democratizando o acesso a soluções cada vez mais diversas, antes inexistentes ou inacessíveis. Ou seja, temos um cenário muito promissor pela frente.

 

 

 

 

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