O Atica, localizado no 5º arrondissement de Paris, e comandado por Ramzi Saade, engenheiro de origens libanesas que se reinventou como criador de conceitos gastronômicos, propõe um encontro mágico com o tema da viagem. Em resumo: uma experiência imersiva misteriosa que vai despertar os seus cinco sentidos. Com o intuito de destacar uma região a cada temporada, o Atica abriu suas portas em agosto com o tema do País Basco.
Ao adentrar o edifício, a arquitetura interna já é uma viagem à parte, com um teto espelhado como o de um aeroporto e luzes que evocam antigos trens. Para dar continuidade à experiência, é preciso descer para o salão subterrâneo. O arquiteto idealizou o acesso a esse espaço como uma jornada pelo “Alice no País das Maravilhas”. E não foi por acaso, o restaurante ocupa o local do antigo cinema Le Seine, o primeiro a exibir o famoso desenho animado da Disney. Ao descer uma escada espiralada e atravessar um estreito e sombrio corredor, você surge, como Alice, em uma sala de projeção de seis metros de altura.
Nenhum dos sentidos é deixado de lado. No primeiro salão, um open bar oferece coquetéis bascos com pimenta de Espelette. Em seguida, destaca-se a surpreendente exposição Innominada do escultor basco José Ramon Anda.
A sequência da experiência é um prazer absoluto! Ao redor das mesas, 112m² de telas e 73 milhões de pixels exibem imagens capturadas diretamente do País Basco — prepare-se para encontrar ovelhas e cavalos em cena. E Ramzi Saade, claro, não esqueceu da trilha sonora: a noite é embalada por música tradicional basca ou pelo suave som do mar.
No centro dessa experiência está a gastronomia basca, que ocupa o coração do projeto Atica, com uma sequência de oito pratos. Iniciamos com os pintxos, mas no subsolo das maravilhas, os pratos se harmonizam com as imagens. O mar é representado por um peixe com tinta de choco e funcho dourado, enquanto a montanha e seus artesãos aparecem acompanhados de um pedaço de carne de porco com pimentões bascos. Todos os pratos são acompanhados por uma excelente seleção de vinhos. Para encerrar com chave de ouro, um pequeno copo do digestivo local: o Patxaran.
Uma experiência arrebatadora que nos deixa estupefato com essa viagem expressa ao País Basco. Serviços às terças e quartas, às 20h; quintas, sextas e sábados, às 19h e 21h30.
- Neste artigo:
- Atica Paris,
- ColunistaGLMRM,
- Modo de Vida,
- Paris à Gogo,
- RevistaGLMRM,