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O empreendedorismo feminino no Brasil está em expansão e fortalecimento, marcado por conquistas em áreas de liderança e gestão de negócios. Hoje, as mulheres ocupam cerca de 38% dos cargos de chefia, um avanço considerável em relação aos 25% de 2019, segundo dados da Grant Thornton.

Para muitas, empreender é mais do que uma escolha profissional; é uma alternativa viável para conquistar autonomia financeira e flexibilidade. Esse cenário permite que muitas brasileiras moldem suas jornadas, conciliando o trabalho com a vida familiar, suprindo a falta de oportunidades que o mercado formal nem sempre oferece.

Apesar de estarem à frente do empreendedorismo no país, essas mulheres enfrentam desafios significativos ao comandar seus negócios e equipes. Entre as dificuldades, além da conciliação entre responsabilidades familiares e profissionais, estão o acesso restrito a financiamento e redes de apoio, além do preconceito cultural que frequentemente questiona sua autoridade como líderes. Apesar desses obstáculos, as líderes femininas mostram resiliência e capacidade de inovação, impulsionando seus empreendimentos com visão estratégica e contribuindo para o crescimento econômico do país.

Em celebração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, dia 19 de novembro, reunimos dicas de lideranças femininas para mulheres que desejam consolidar marcas autênticas e empresas bem-sucedidas.

Propósito e identidade devem andar de mãos dadas

“A construção de uma empresa com uma marca sólida e inspiradora exige propósito, autenticidade e visão de longo prazo“, afirma Cristine Grings, CEO da PICCADILLY. “O sucesso de um negócio vai além da prosperidade financeira; está conectado aos valores e à missão da empresa”, complementa. Cristine destaca que um propósito claro, alinhado aos princípios da líder, cria uma marca autêntica e resiliente, capaz de gerar confiança e fidelizar os consumidores, mantendo-se sólida frente aos desafios do mercado.

Cristine Grings

Estude o mercado e não tenha medo de arriscar

“Minha mensagem para as mulheres que querem empreender é: não tenham medo de arriscar! Sei que o caminho pode ser desafiador, mas é importante lembrar que, ao escolher um produto, um nicho ou um ambiente de trabalho, é essencial testar e ajustar. O sucesso vem com tentativas, erros e aprendizado contínuo. Para o seu negócio prosperar, dar o primeiro passo é o mais importante. Então, se lance de cabeça, arrisque-se e aprenda com cada experiência”, afirma Bella Falconi, influenciadora e empresária multifacetada, com atuação em empresas como Joker Socks, Maná Móveis, Bougie Royale e Pharma Science.

Bella Falconi

Seja flexível e fortaleça seu network

“Para quem vem de um mercado competitivo, como eu, que atuei na área de publicidade e decidi empreender, meu principal conselho é: utilize toda a experiência adquirida no ambiente corporativo, mas esteja preparada para adaptar essas competências à realidade do empreendedorismo. Diferente do ambiente corporativo, onde existe uma estrutura de equipe e gestão, empreender exige reinvenção constante, resiliência e agilidade nas decisões. Invista no fortalecimento de sua rede de contatos e entenda que a autossuficiência e flexibilidade serão essenciais. Acima de tudo, não tenha medo de errar e não se deixe intimidar pelos obstáculos. Cuide de si mesma, pois a resiliência é essencial em toda jornada empreendedora. Pratique meditação, faça terapia, yoga ou qualquer outra atividade que contribua para o seu bem-estar”, indica Priscila Metzker, que conta com mais de 20 anos de experiência em publicidade e marketing digital e é fundadora da FEAT.

Priscila Metzker

Estude as necessidades do seu público-alvo e impulsione a inovação no setor

“Quando conseguimos entender de fato o setor em que estamos inseridos e o público que queremos atingir com o nosso negócio, fica muito mais claro identificar as oportunidades de inovação”, afirma Renata Minami, formada em Administração pela ESPM e atual diretora executiva da Sumirê. “É essencial ter um direcionamento claro para evitar investimentos desnecessários que possam impactar negativamente o negócio. Desde o início, definimos nosso público-alvo e as necessidades que queríamos atender. Com essa clareza, direcionamos nossos investimentos para ampliar nossa atuação: começamos estruturando nossas lojas físicas, garantindo produtos de qualidade a preços competitivos, e depois expandimos para o e-commerce. Mais recentemente, investimos no desenvolvimento de marcas próprias. Esse percurso nos levou a um diferencial significativo: hoje, nossos produtos de marca própria estão entre os mais vendidos e procurados no mercado”, finaliza Renata.

Renata Minami

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