Juliana Cascaes, renomada arquiteta e especialista em design de interiores, assina o ambiente “Caminhos Deca” na 14ª edição da CASACOR Mato Grosso, que ocorre entre 29 de outubro e 8 de dezembro, na Arena Pantanal. Este ano, a mostra tem como tema “De presente, o agora”, que valoriza a produção cultural e os saberes ancestrais, com foco na construção de um futuro sustentável.
“Minha inspiração veio da conexão entre os povos indígenas e a água, que existe em abundância no Mato Grosso. O espaço tem foco em sustentabilidade, equilíbrio, detalhismo, autenticidade e tradição”, explica Juliana, que já participou de seis edições da CASACOR, incluindo quatro no Mato Grosso e duas em São Paulo.
Para a curadoria das obras de arte do ambiente, Juliana contou com a colaboração de Denilson Baniwa, indígena do povo Baniwa e curador do Pavilhão Brasil na Bienal de Arte de Veneza. Ele produziu uma obra especialmente para o espaço e selecionou trabalhos significativos de artistas mulheres e indígenas, como Kaya Agari, da Aldeia Kuiakware, e Naine Terena, ativista e pesquisadora indígena do povo Terena.
Com quase 100 m², o ambiente “Caminhos Deca” simboliza um percurso que convida os visitantes a se conectar com a natureza, em sintonia com a relação dos povos indígenas com seus ambientes aquáticos. Juliana utilizou elementos que representam a ancestralidade indígena, como revestimentos que lembram a cerâmica nativa, criando um diálogo respeitoso com a água. “O uso de materiais como palhinha, peças em tons terrosos e torneiras de cobre reforça essa conexão”, contextualiza a arquiteta.
Juliana, que cresceu em Curitiba e passou sua adolescência em Mato Grosso, buscou apresentar um espaço inédito para a mostra, adaptando um ambiente com quatro banheiros para torná-lo aconchegante. Os banheiros, decorados em tons neutros e com produtos Deca, incluem a Cubas Slim Redondas de Apoio Soft Antracite, e a Bacia Convencional Carrara Ébano Fosco. A Banheira Deca Senses com Deck Branca e o Chuveiro Acqua Plus com Desviador Dark Antracite estão disponíveis na suíte.
O teto em palhinha remete à ancestralidade indígena, enquanto um espelho exclusivo desenhado por Carol Gay e um banco Blade de Jader Almeida complementam o espaço. O percurso é embelezado por um lago com cascata e peixes, simbolizando o nome “Caminhos Deca”. Na entrada, uma obra de arte de Kaya Agari e o logo da Deca, produzido em cerâmica por Fernanda Ceolin, dão boas-vindas ao ambiente.
Juliana ressalta a importância do tema abordado: “A água é a vida, o banho, o alimento através da pesca! A vivência indígena é muito próxima ao rio, à lagoa e ao Córrego Igarapé. Além disso, as crianças das tribos precisam aprender com os mais velhos a manter a tradição da pesca e também a ter uma relação saudável com a água”.
Serviço:
- Ambiente: “Caminhos Deca”
- Local: Arena Pantanal, Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, Cuiabá – MT
- Data: 29 de outubro a 8 de dezembro
Para mais informações, acesse CASACOR Mato Grosso.
- Neste artigo:
- avesani,
- CASACOR Mato Grosso,
- design,
- Juliana Cascaes,
- Moda e Design,