Para alegria dos fashionistas franceses e turistas, abriu nesse domingo, em Paris, a exposição “No.5 Culture Chanel” , no Palais de Tokyo. A mostra reúne obras de arte, fotos, livros e arquivos que desvendam o conceito por trás do perfume mais famoso do mundo. Entre as obras estão trabalhos de artistas cubistas, dadaístas e surrealistas – como Jean Cocteau, Pablo Picasso, Guillaume Apollinaire, Francis Picabia e Pierre Reverdy – que eram amigos de Coco Chanel. A exposição começa explorando o grande amor da criadora da maison com o milionário inglês Arthur Capel.
* Curiosidades: o perfume Nº 5 tem 80 ingredientes naturais e alguns elementos sintéticos. O nome da fragrância surgiu porque Coco, que era supersticiosa, tinha fetiche com o número 5. Na exposição, tem uma versão da obra “Os Cinco Dedos”, de Igor Stravinsky, compositor russo com quem ela teve um caso. Uma carta de tarô com o número 5 também está lá.
** Em cartaz até o dia 5 – claro – de junho, a mostra é mais um programa delicioso para acrescentar no roteiro de viagem.
- Neste artigo:
- Chanel,
- coco chanel,
- exposição,