Publicidade

Conhecida por ter uma das Orlas mais bonitas do Brasil, praias maravilhosas e muita cultura com os seus grupos folclóricos, Sergipe é um destino muito procurado por quem está querendo sol e mar. Natural de Aracaju, capital do estado, a atriz e cantora Isis Broken, que atualmente está no ar na novela “No Rancho Fundo”, da TV Globo, tem ancestralidade na cultura sergipana, sendo bisneta de coiteiro de Lampião e neta de repentista e cordelista. Sua carreira começou representando todas as suas origens e raízes, na música, e mais tarde na TV com estreia na minissérie “Histórias Impossíveis”, da Globoplay, dando vida a personagem Mateusa.

Trazendo em sua essência e por onde passa o amor pelo seu estado natal, a artista separou  dicas do que fazer nas terras sergipanas:

5 Pontos Turísticos para serem visitados

Citando cinco pontos turísticos ricos de cultura e beleza do estado, Isis conta o porque esses lugares não podem deixar de serem visitados: O Largo da Gente Sergipana, local em que a atriz revela se conectar com as suas raízes indígenas e africanas; uma Igreja que fala muito sobre o povo que foi escravizado no Brasil, merecendo essa passagem, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. “No Alto Sertão, a Grota do Angico, em Poço, onde o Lampião foi brutalmente assassinado, junto com Maria Bonita e outros cangaceiros do bando. Eu acho um lugar muito mágico, muito rico, pra quem gosta de história, é um prato cheio”, comenta a atriz e finaliza com os: “Cânions de Xingó é pra quem gosta de rio, água, diversão e mergulhar. Um dos Cânions mais lindos que eu já vi no mundo”, afirma.

 

Restaurantes e pratos típicos:

A culinária nordestina é conhecida por trazer as riquezas de nosso Brasil, e quem for visitar Sergipe não pode deixar de experimentar o caranguejo:  “Com certeza o caranguejo é a melhor comida que pode apreciar, e um lugar que recomendo é na Orla do Atalaia, inclusive você pode visitar o caranguejo gigante na passarela e depois ir experimentar o melhor prato da região”, diz a atriz.

A cantora também recomendou alguns restaurantes para poder desfrutar algumas especiarias. “A Casa do Dendê Aracaju, da chefe Bianca Oliveira, ela é uma mulher preta, mãe solo, lésbica do axé. Outro lugar é o Cariri, na Orla de Atalaia, um restaurante que você vai dançar um forró bem gostoso, enquanto você come uma comida maravilhosa, tem toda aquela representatividade Aracajuana. O Galegos Lanches, é aquele lugar que de madrugada bate aquela fome, um lugar onde todo mundo se reúne depois de uma festa”.

 

Onde se hospedar

A Pousada é o local queridinho da Isis para ficar, localizado no  Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros, a hospedagem já fica em um ponto turístico, com uma ponte que você pode atravessar de Tototó, um patrimônio material do estado.  “É muito gostoso, você paga R$2,00 para atravessar de um lado para o outro, em um Tototó, que é um barco, inclusive, ele aparece no meu clipe Ararinha da Viola. E é um lugar maravilhoso, recebe pessoas do mundo todo. É um paraíso no meio da cidade! É muito gostoso se hospedar lá”, comenta.

 

As praias

Não podem deixar de visitar as praias: “Eu recomendo irem  à praia de Atalaia, na Orla de Aracaju, que foi eleita a Orla mais bonita do Brasil. A Praia do Saco, é sem onda e muito bonita, gostosa de ir, muito calma e tranquila. É um pouco afastada de Aracaju, mas, acho que vale a pena fazer essa parada”, contou.

Melhor época do ano para visitar Sergipe

Seu passeio a Sergipe vai depender do que você está procurando, mas toda época, tem algo para desfrutar. “No meio do ano, eu gosto muito dos festejos juninos, mas a cidade fica um pouco mais fria, então dificilmente vai rolar uma praia. No final do ano, eu gosto, ali no final de novembro e começo de dezembro, tem o FASC (Festival de Arte, de Festival de Arte Música de São Cristóvão), quase todo ano estou fazendo show, conseguindo conciliar devido ao calor, e acabo indo para uma praia e fazer passeios bem legais”, diz.

 

Levar de lembrança

Você não pode deixar de visitar a cidade e levar uma lembrança de Sergipe, e Isis deu dicas de presentes para acrescentar na bagagem: “Para quem gosta de beber, a cachaça com caranguejo dentro, eu acho que essa é uma lembrança que todo mundo tem que ter. Além das rendas maravilhosas, rendas de bilros, e no mercado municipal de artesanato em Aracaju, tem uma banquinha de cordéis maravilhosos e baratinho, dá para levar de presente para as pessoas, com uma boa leitura e divertida”.

 

Só tem em Sergipe

O menor estado do país, é o pai do Forró, rico de muita beleza, com mais grupos folclóricos do Brasil. “Tem uma festa chamada Lambe Sujos e Caboclinhos, que é uma festa que vai gente do mundo todo, só tem em Sergipe, é único. Os grupos folclóricos, só tem em lá. Uma outra coisa é o Teatro de Mamulengo do Cheiroso, os Mambembes com mais de 40 anos de história, já rodou o Brasil e o mundo”.

Depois de diversas curiosidades, não deixe de visitar Sergipe e sua cultura!

Fotos: Guilherme O’Doro

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter