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Márcia Silveira, Gerente Sr. DE&I, Advocacy e Social Commerce do Grupo L’Oréal no Brasil contou detalhes do projeto ao Glamurama

Conversamos com Márcia Silveira, Gerente Sr. DE&I, Advocacy e Social Commerce do Grupo L’Oréal no Brasil sobre o programa Beleza Mais Diversa, projeto do Grupo L’Oréal em parceria com You Pix e TikTok com foco na transformação do cenário de conteúdo digital no Brasil.

A marca realizou hoje, 20 de agosto, um evento de formatura dos 50 creators negros que passaram pelo processo intenso de capacitação, incluindo aulas especializadas ministradas pela YouPix e impulsionamento de mídia no TikTok. Além disso, receberam mentorias de influenciadores renomados e especialistas da área, como Vivi Siqueira e Tássio Santos, o que proporcionou uma formação qualitativa e prática.

O projeto conta ainda com a parceria da Taís Araújo que enxerga nesse mercado uma forma de ampliar as oportunidades de jovens negros a criarem seus próprios conteúdos. Já para a Márcia Silveira, Gerente Sr. DE&I, Advocacy e Social Commerce, na liderança, essa é uma iniciativa de empoderamento social. “Queremos capacitar jovens negros e alavancar suas carreiras para que dados como os que a AFRO.BR apresentou sejam revertidos e as pessoas passem a ter inspirações de beleza negra e ter a Taís nesse processo será fundamental” conclui Márcia.

Vem saber mais sobre o Beleza Mais Diversa

Como surgiu a ideia do programa? 

O Beleza Mais Diversa é uma parceria do Grupo L’Oréal Brasil, com a YouPix e o TikTok. Foi concebido como uma resposta à pesquisa da AFRO.BR, que revelou que 33% das pessoas pretas no Brasil não têm inspiração em beleza.  Além disso, o estudo do Instituto Locomotiva demonstra que 98% das pessoas pretas e pardas não se sentem representadas em comerciais. Em um país onde 56% da população se identifica como preta ou parda, mas onde a maioria dos influenciadores são brancos, o programa busca suprir esse ponto, oferecendo oportunidades para que criadores negros possam se destacar e influenciar o mercado.

Márcia Silveira

O programa formou 50 influenciadores negros. Qual próximo passo? Há previsão de formar uma nova turma? 

Isso mesmo, durante o programa formamos cinquenta criadores de conteúdo negros que participaram de um processo intenso de capacitação, incluindo aulas especializadas ministradas pela YouPix e impulsionamento de mídia no TikTok. Além disso, receberam mentorias de influenciadores renomados e especialistas da área, como Vivi Siqueira e Tássio Santos, o que proporcionou uma formação qualitativa e prática. Sabemos que a educação é chave para o empoderamento social. Por isso, estamos contribuindo para a profissionalização de criadores de conteúdo, sobretudo jovens negros.

A formatura não apenas celebra o sucesso dos formandos, mas também simboliza um passo significativo em direção à construção de uma sociedade mais inclusiva e representativa. O Grupo L’Oréal, com o suporte de parceiros estratégicos como o TikTok e a YouPix, está empenhado em transformar a economia criativa e oferecer novas oportunidades para talentos negros, contribuindo assim para um mercado mais equitativo e diversificado. Com a formatura dos primeiros 50 criadores, o projeto dá início a uma nova era de representatividade e profissionalização no cenário da criação de conteúdo digital.
Como próximos passos reiteramos nosso compromisso de efetivar a contratação desses talentos em futuras campanhas do Grupo bem como reforçar a importância da representatividade para que outros parceiros e marcas também apoiem esses talentos.

Essa alavancagem na carreira de creators negros faz parte do compromisso do grupo com DE&I?

Com toda certeza! O compromisso da L’Oréal é de longa data, há mais de 15 anos estamos comprometidos em representar a sociedade na sua imensa diversidade tanto internamente quanto externamente. E ele surge da necessidade da empresa de acompanhar o avanço de pautas como diversidade e equidade racial que são condições essenciais para inovação e ela começa de dentro para fora. Nossa meta é desenvolver uma organização que seja um retrato do Brasil.

Sobre o Grupo L’Oréal

O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.

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