As CEOs e fundadoras das marcas TROC, Pantys, Simple Organic e Kind Beauty decidiram agregar propósito aos negócios
No mês do meio ambiente, destacamos as histórias inspiradoras de quatro empreendedoras que uniram negócios e sustentabilidade, mostrando que é possível criar impacto positivo através da inovação e propósito. Luana Toniolo, CEO da TROC, investiu em uma plataforma para compra e venda de roupas e acessórios second hand, enquanto Emily Ewell, CEO da Pantys, desenvolveu calcinhas absorventes que oferecem maior proteção e menos impacto ambiental. Patrícia Lima, com a Simple Organic, revolucionou o mercado de cosméticos brasileiros ao apostar em ingredientes orgânicos, naturais e veganos, promovendo uma beleza sustentável e expandindo sua marca internacionalmente. Corina Godoy, por sua vez, fundou a Pink Cheeks e a Kind Beauty and Care, focadas em cosméticos de alta performance para esportes e produtos naturais que valorizam a diversidade e a sustentabilidade, utilizando ingredientes inovadores e eco-friendly. Essas mulheres exemplificam como o empreendedorismo sustentável pode moldar um futuro melhor para as próximas gerações. Confira abaixo detalhes da trajetória de cada uma delas!
Luanna Toniolo
Luanna é co-fundadora e CEO da TROC, maior plataforma de moda circular do Brasil. Advogada especialista em direito tributário de formação, a fashionista encontrou no mundo da moda uma oportunidade de empreender com propósito. Aproveitou a temporada de estudos nos EUA, junto com o marido, para se aprofundar na gestão de marketing, em Harvard. Lá nasceu a ideia de criar a startup com modelo de negócio circular para conectar pessoas que querem comprar e vender roupas e acessórios aspiracionais de segunda mão. No final de 2016, fundou a TROC. Nos primeiros 10 meses de atuação, a empresa faturou seu primeiro milhão e antes de completar três anos já tinha chegado aos R$10 milhões, números que sugerem que o RESALE é muito mais que uma tendência. A iniciativa tem sido apontada por especialistas com uma das respostas de sustentabilidade viável para o mundo da moda. Luanna é mãe de Maria Julia e Benício e acredita que se quisermos um mundo melhor, para nós e para as futuras gerações, precisamos trabalhar por ele.
Emily Ewell
Emily Ewell, CEO e cofundadora da Pantys, trabalhou mais de 10 anos em marketing digital, voltado à saúde para setores privados, públicos e ONGs internacionais. Seu background é em engenharia química com grau de mestrado duplo de MBA e saúde pública pela UC Berkeley. Emily começou a criar uma calcinha absorvente para o mercado brasileiro após trabalhar para um investidor de e-commerce em Boston. Ela desenvolveu um produto que tivesse o dobro da absorção das marcas estrangeiras existentes, garantindo assim uma maior proteção e reduzindo a necessidade de trocas ao longo do dia, para a maioria das mulheres com fluxo leve a moderado. No último ano, Emily passou a integrar o conselho do maior certificado de circularidade do mundo, o Cradle to Cradle.
Patrícia Lima
Patrícia Lima virou referência em inovação ao fundar a maior marca brasileira de cosméticos com ingredientes orgânicos, a Simple Organic. Empreendedora com formação em Publicidade, Jornalismo e Moda, encontrou na beleza natural o caminho para impactar, de forma positiva, o futuro das próximas gerações. Com a marca, mostrou que a sustentabilidade é possível na indústria da beleza, consolidou a mensagem por meio do ativismo, conquistando o mercado com ingredientes orgânicos, naturais e veganos, disseminando conceitos como sem gênero e cruelty free. Em 2022, expandiu a marca globalmente para a América do Norte, vendendo pelo próprio e-commerce para os EUA e agora prepara a chegada na Europa. A Simple Organic traz inovações para o mercado de beleza, como o fato de ser a primeira marca a ser adquirida por uma indústria farmacêutica, a Hypera Pharma, dando sequência em uma estratégia de aumentar cada vez mais o alcance e penetração da marca de beleza limpa em todo o território nacional.
Corina Godoy
Corina Godoy é co-fundadora e sócia da Pink Cheeks, marca de cosméticos de alta performance para uso no esporte. Na Pink Cheeks, Corina é diretora e está à frente da área de pesquisa e desenvolvimento de produtos e inovação. Além disso, Corina é apaixonada por esportes, triatleta e fundadora da indústria de cosméticos &Co., atuando como responsável técnica da indústria de cosméticos, diretamente na área de pesquisa e desenvolvimento cosmético, oferecendo soluções para as marcas próprias da indústria e também para terceiros.
Em 2022, Corina Godoy expandiu os negócios e fundou a Kind Beauty and Care, marca de cosméticos naturais que abraça a diversidade, através da produção de cosméticos inovadores, com sustentabilidade. Fomentando a tecnologia e cuidado com o meio ambiente, a Kind Beauty utiliza em suas fórmulas Celulose Microfibrilada (MFC) nacional nos seus cosméticos, um ingrediente de fonte natural e renovável, proveniente de florestas de Eucalipto plantadas e certificadas de manejo sustentável.
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