Publicidade

A exposição “Telmo Porto, colecionador e filantropo” será inaugurada na Arte132 Galeria a partir de 18 de maio, sob a curadoria de Ivo Mesquita e texto de apresentação de Marcelo Mattos Araújo. A mostra oferece uma narrativa alternativa, exibindo obras produzidas entre 1940 e 2020, que incluem tanto trabalhos menos conhecidos de artistas consagrados quanto de aqueles que não receberam o devido reconhecimento no mercado de arte, mas cujas obras merecem uma reavaliação.

Com aproximadamente 60 obras, a exposição apresenta pinturas, gravuras e esculturas de mais de 40 artistas, nacionais e internacionais, provenientes do acervo da galeria e da família de Telmo Porto. Telmo Porto (1955-2023) era engenheiro, professor e notório colecionador de arte, além de diretor e conselheiro em diversas instituições museais de São Paulo, às quais doou mais de 150 obras ao longo de sua vida.

A exposição não segue uma ordem cronológica, mas aproxima diferentes gerações de artistas. No primeiro núcleo, são exibidas pinturas geométricas e abstratas, com destaque para Samson Flexor, cujas obras permeiam toda a mostra. Outros destaques incluem Eduardo Sued, com suas 14 gravuras da série “Personagens” (1964-1965), e o modernista Aldo Bonadei, representado por cenas de interiores domésticos, além de obras de Di Cavalcanti, expoente do modernismo brasileiro.

A exposição também rompe com o tradicional eixo Rio-São Paulo, destacando artistas de outras regiões, como o paraibano Antonio Dias, que traz uma narrativa política vigorosa em sua xilogravura “A Madona do Lago”. A curadoria inclui ainda artistas internacionais renomados, como Antonio Lizárraga, Sepp Baendereck, Pol Bury, Gerhard Richter, Jannis Kounellis, Jean Arp, Joseph Beuys, Marcel Broodthaers, Markus Lüpertz e Yolanda Lederer Mohalyi.

A lista completa de artistas participantes inclui nomes como Abelardo Zaluar, Amelia Toledo, Anna Maria Maiolino, Antonio Henrique Amaral, Caíto, Carmélio Cruz, Dorothy Bastos, Edival Ramosa, Ester Grinspum, Felipe Cohen, Franklin Cassaro, Ismenia Coaracy, Ivan Serpa, José Resende, Judith Lauand, Luiz Paulo Baravelli, Luiz Sacilotto, Marcia Xavier, Marcos Chaves, Marcos Concílio, Mônica Nador e Renato Imbroisi, Osmar Dillon, Paulo Monteiro, Roberto Burle Marx, Roberto Magalhães e Samson Flexor.

No último sábado (18), a Arte132 Galeria inaugurou a mostra “Telmo Porto, colecionador e filantropo” em homenagem ao seu fundador. Com curadoria de Ivo Mesquita e texto de apresentação de Marcelo Mattos Araújo, a exposição oferece uma narrativa alternativa com obras produzidas entre 1940 e 2020. A mostra destaca tanto os trabalhos menos conhecidos de artistas consagrados quanto as obras de artistas que ainda não receberam reconhecimento no mercado da arte.

GLMRM mostra alguns cliques de quem esteve por lá:

Esta exposição valoriza o legado de Telmo Porto, não apenas como colecionador, mas como amigo dos artistas e filantropo, destacando sua contribuição significativa para a arte e cultura brasileiras.

Serviço
“Telmo Porto, colecionador e filantropo”
Local: Arte132 Galeria
Endereço: Avenida Juriti, 132, Moema, São Paulo – SP
Período expositivo: 18/05/2024 a 27/07/2024
Visitação: segunda a sexta, das 14h às 19h; sábados, das 11h às 17h
Entrada gratuita
https://arte132.com.br

 

Fotos: Denise Andrade

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter