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Bruno Gomide é CEO e diretor criativo da Zak, marca masculina de Belo Horizonte, fundada em 1969 e que hoje conta com 12 lojas em São Paulo e Minas Gerais.

GLMRM conversou com Bruno sobre sua abordagem criativa e o estilo de vida representado pela marca Zak. Confira a seguir suas reflexões e insights sobre o processo criativo e a concepção da última coleção.

Como é o seu processo criativo? O que acontece desde a idealização de um produto até ele chegar nas prateleiras?

Nosso processo criativo dentro da Zak é muito colaborativo. A gente busca antecipar o que o nosso cliente ainda não descobriu que quer ou precisa ou busca. O homem Zak de hoje busca muitas coisas. Ele quer uma moda prática, em todos os sentidos. Algo que funcione no dia a dia, que ele possa levar em uma viagem também. Ele quer um estilo contemporâneo com o seu tempo, que lhe traga segurança mas ao mesmo tempo personalidade. Ele quer uma peça atemporal e de maior durabilidade possível. Ele quer uma sofisticação descomplicada. Nosso processo criativo navega muito aí. A gente não se apega tanto a tendências. Nosso cliente quer voltar na loja daqui a 6 meses e buscar mais cores daquela calça incrível que ele descobriu. Mas aí a gente aprimorou, introduziu um detalhe. E sempre com peças frescas e novas nas nossas lojas. Ele busca o mesmo e não o mesmo.

Mas o processo começa com uma troca interna do que está funcionando e o que não está. O que pode melhorar? Sempre temos que melhorar. A gente olha sim as tendências e olha para dentro. Como a nossa marca se encaixa nas tendências de comportamento e moda? Tem a ver com a gente? A Zak é uma marca mineira, e os mineiros sempre tiveram bom gosto, uma sofisticação. A gente busca os melhores tecidos e aprimora as nossas modelagens. Adicionamos cores novas. Sempre é um processo árduo mas muito gratificante!

Como você enxerga o lifestyle do homem Zak?

A gente tenta estar sempre em sintonia com o lifestyle dele. Essa palavra é muito usada. Mas ninguém fala muito o que é. Quem é o homem Zak? O que ele faz? Onde ele frequenta? Quais são os seus sonhos. Acho que o nosso cliente é um homem urbano, bem sucedido e ainda quer conquistar mais. Se preparou, estudou, correu riscos. Busca estabilidade sem acomodação. Frequenta bons restaurantes e gosta de viajar e explorar os cantos incríveis que o Brasil e nosso mundo têm para mostrar. Arte, gastronomia e arquitetura sempre foram pilares familiares para gente e sempre nortearam nossas escolhas.

Como foi a concepção dessa coleção em específico?

Essa coleção de inverno começou a se formar na minha cabeça numa viagem que fiz para Aspen, no Colorado em Abril de 23. Aspen é um destino único, não apenas pela estação de ski, mas por ter toda aquela mistura do oeste americano. As influências do cowboy e dos índios americanos se misturam, mas com muita sofisticação, por ser um destino muito exclusivo há muitas décadas. Peles, couros, tons terrosos, avermelhados e amarelados. Denim. Cashmere. Chamois. Tudo se mistura numa combinação incrível!

 

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