Publicidade

Sou Scott Mitchem, jornalista radicado em Miami. Escrevo há mais de 20 anos sobre design, arquitetura, viagens, estilo de vida e tudo sobre o Brasil para a revista Wallpaper*. No mês passado, estive presente no Salone del Mobile, a maior feira de móveis do mundo. Seus programas satélites FuoriSalone e Design Week foram realizados em Milão durante seis dias e noites emocionantes de exposições e eventos no amplo Rho Fairgrounds e por toda a cidade. Nunca antes a indústria do design brasileira teve um perfil tão alto no evento mais importante da indústria do design. Desde coquetéis glamorosos no Consulado Geral do país até palestras de alto nível e painéis de discussão, até os milhares de profissionais visitantes falando português nas ruas, o Brasil parecia estar em toda parte. Tudo se uniu para mostrar ao mundo que o design brasileiro progrediu além dos famosos mestres modernos de meados do século, para uma nova era emocionante, na qual a indústria rivaliza com qualquer outro país em capacidade, sofisticação e sustentabilidade.

 

Design + introdução à indústria

A AbiMovel, Associação Brasileira dos Fabricantes de Móveis, criou um pavilhão lindamente projetado no Salone del Mobile chamado “Brazil Lounge”. Ele serviu como espaço de exposição para marcas importantes como Century, St. James e Modalle, além de uma impressionante vitrine de talentos denominada Design + Indústria, que contou com uma ampla gama de designers e fabricantes de todo o país.

A nova coleção outdoor do arquiteto Jayme Bernardo para Modalle reflete perfeitamente sua inspiração, a frase italiana “Il Dolce Far Niente”, ou o doce prazer de não fazer nada. É fácil imaginar-se descansando nesta bela linha de sofás e espreguiçadeiras, que apresentam encostos em formato de cápsula e muitas peças complementares para completar o visual moderno feito à mão, incluindo guarda-chuvas combinando e a Mesa de Centro Stella, que tem um tampo redondo de vidro empoleirado sobre uma série de “estrelas” feitas de madeira de teca.

Friends Sofa 

O Sofá Friends foi um dos favoritos da feira, talvez pelo mesmo motivo que inspirou a paulista Roberta Rampazzo, radicada em Londres, a projetá-lo: “Sempre quis criar um sofá confortável e prático que nos aproximasse dos nossos entes queridos. Isso é importante.” O sofá está disponível nas versões indoor e outdoor na Modalle Móveis.

Vanille 

O arquiteto, designer e estrategista de marca Dimitri Lociks lançou sua espreguiçadeira dupla Vanille para a Udra Móveis na feira Design + Industry. Alguém poderia ter adivinhado, pelo nome ou pelo formato desta espreguiçadeira tecida à mão para duas pessoas, com uma mesa de mármore integrada, que sua inspiração veio de colher sorvete de baunilha. 

Coccoloba

Bruno Simões

O arquiteto Bruno Simões foi curador de Coccoloba, uma emocionante exposição de 53 designs brasileiros organizada pela ApexBrasil, a Agência governamental de Promoção de Exportações e Investimentos dedicada a apoiar os designers e fabricantes do país. O espetáculo foi lindamente executado e realizado no terraço do segundo andar da prestigiada Universitá Degli Studi di Milano – perfeitamente posicionada para sua emocionante festa de lançamento, com vista para o incrível pátio da escola e suas diversas instalações artísticas.

Cadeira Úba

Para criar a Poltrona Úba, o Estúdio Saba (www.estudiosaba.com) se inspirou na distinta folha da Carnaúba, nativa do Ceará e parte essencial da cultura local. A poltrona outdoor é feita inteiramente em chapas de ferro cortadas a plasma, com formato ergonômico para maior conforto e estilo biofílico brasileiro.

Piloto Milano

Piloto Milano, um emocionante show satélite dos criadores brasileiros Ricardo Gaioso, Mari Di Pilla e Alberto Dapporto, fez da Piazza Tricolore, perto do Quadrilatero della Moda, um destino popular durante a feira. Fiel ao seu homônimo – o nome da visão de Lucio Costa para a capital recém-construída que se tornou Brasília – o Piloto Milano procurou recomeçar o design brasileiro. Aqui, designers conhecidos como Patricia Anastassiadis e Ronald Sasson e talentos emergentes como Leonardo Lague e Paola Vilas olharam além da tradição moderna brasileira para criar uma coleção de móveis decididamente contemporânea que exemplifica a mudança em direção a um novo estilo, menos médio. Estilo brasileiro de fabricação de móveis do século XIX.

A formação paulistana de Melina Romano como arquiteta na Accademia Italiana de Florença se manifesta em sua nova e elegante linha de móveis, a Coleção Monolito, vista pela primeira vez no Piloto Milano. É uma bela coleção geométrica de mármore, aço inoxidável polido e formas de madeira que se destacou entre as muitas peças impressionantes da mostra.

Guilherme Wentz é um dos jovens designers mais empolgantes do Brasil, conhecido por seus móveis e iluminação inovadores e contemporâneos. Aqui, ele mostrou a Capa Lounge Chair, que parece uma poltrona simples, orgânica e com forro deslizante, mas o que havia por baixo era uma linda poltrona de madeira e couro, ainda com um toque contemporâneo.

 

ETEL

 

Juliana Vasconcellos, Percival Lafer, Patricia Urquiola, Lissa Carmona, Diana Radomysler e Marcio Kogan

 

Sob a liderança da proprietária de segunda geração, Lissa Carmona, a ETEL tornou-se mais do que apenas uma das empresas de design mais influentes do país e uma administradora da cultura brasileira; é também líder do setor em sustentabilidade. Com um dos eventos mais importantes do Salone, Reset Modernity, Reinstituting Nature, ela demonstrou seu compromisso contínuo com a fabricação e inovação ambientalmente responsáveis ​​com Naturalia de Patricia Urquiola. Juntas, as mulheres foram pioneiras no regresso a materiais totalmente naturais e biodegradáveis ​​na produção de mobiliário, como lã de ovelha, algodão não tingido e bioplástico de cana-de-açúcar. A ETEL também lançou novas colaborações sustentáveis ​​com os ícones brasileiros Juliana Vasconcellos, Studio MK27 e Percival Lafer – todos reciclando materiais para criar produtos novos e únicos com qualidade de herança.

A cadeira PL 115 do lendário designer industrial brasileiro Perceval Lafer é uma reedição inédita da original da década de 1970. Usando costura plana, ele usa restos de couro de outras produções de fábrica para obter a aparência exclusiva da cadeira. A Etel relançou recentemente uma série de peças do icônico catálogo de Lafer, com mais por vir.

O upcycling também torna o novo banco Banco Toquinho do Studio MK27 único. Os artesãos marceneiros da ETEL escolhem e organizam sobras de diversas espécies de madeira na confecção das peças, garantindo que não haja duas bancadas idênticas. Restos de madeira também são usados ​​para criar o novo e deslumbrante conjunto de xadrez, projetado exclusivamente para a ETEL pela empresa, que é um lindo presente.

 

Giardino Di Pietra

A contribuição brasileira para o Salone di Mobile deste ano foi além de móveis, iluminação e acessórios. A arte brasileira também impressionou – mesmo com grande parte da comunidade artística do país em Veneza simultaneamente para a Bienal, com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Naturalmente, instalações de arte de grande formato em locais de destaque são memoráveis, e a arquiteta carioca Vivian Coser entregou mais uma vez uma peça inesquecível.

Coser é apaixonada pela pedra brasileira e a incorpora em seus projetos há mais de duas décadas, o que a torna a colaboradora perfeita do Centrorochas, Centro Brasileiro de Exportadores de Pedras Naturais. Em 2023, ela projetou o Pavilhão de Pedra em Fuorisalone e, este ano, voltou, inspirando-se nos jardins de flores e na biofilia para criar o enorme “Giardino di Pietra”.

 

A linda instalação artística foi feita inteiramente em quartzito brasileiro do estado do Espírito Santo. Coser projetou 120 “flores” de pedra entrelaçadas que, quando unidas em um ângulo de 45 graus, formaram uma estrutura impressionante que lançava sombras lindamente modeladas e em movimento lento no histórico pátio da Universitá Degli Studi di Milano ao longo do dia. O trabalho de Coser complementou perfeitamente o belo edifício principal da universidade, o “Ca’ Granda”, ou Casa Grande, projetado em 1456 e feito de mármore, pedra e terracota.

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter